quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vereador busca esposa que sumiu quatro dias antes de eleição na Bahia

 
 
A esposa de um vereador eleito no dia 7 de outubro está desaparecida há 13 dias em Ibititá, cidade ao norte da Bahia. Ela saiu para pagar contas a pedido da sogra em uma loja no centro da cidade, por volta das 17h30 do dia 3 de outubro, e não voltou desde então. Marília Gabriela Martins Barreto Alencar tem 28 anos, um filho de oito, e é casada há 10 anos com Ricardo de Reinato, eleito pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) com cerca de 550 votos.
A polícia afirmou que apura o caso desde as 20h do dia do desaparecimento, mas não tem pista do paradeiro da mulher. Para o delegado Henrique Moraes, responsável pela Cordenadoria Regional do Interior, a situação é atípica, principalmente pela ausência de qualquer pedido de resgate, o que poderia configurar um sequestro.
"Inicialmente achamos que poderia ter conotação política, porque ocorre dias antes da eleição. Mas a política passou e não temos nenhuma notícia. Não houve pedido de resgate, o que é estranho. A cidade é muito pequena, o desaparecimento ocorreu no centro, com ruas movimentadas, ninguém a viu gritar, ser colocada em carro a força, nada", explicou o delegado Henrique Moraes.
Uma das parentes, Nívia de Almeida, contou que ela chegou a efetuar os pagamentos na loja, e que sumiu na volta para a casa. "Ela estava voltando para a casa da sogra [quando sumiu]. O marido está desesperado, o filho de oito anos chora todos os dias. Ninguém entrou em contato para pedir resgate, nem nada disso", relatou. O delegado não descarta a possibilidade dela ter fugido, porém não considera esta a hipótese principal. "Ela tem um filho de oito anos, tem um pai que está doente. Conversei com o marido, familiares, irmãos e todos não acreditam que ela tenha fugido", afirmou.  
A polícia também não recebeu até o momento nenhuma denúncia anônima, mesmo tendo a foto dela estampada em veículos de comunicação da região, entre blogs e jornais.
Entre as informações recebidas, houve uma denúncia feita por um caminhoneiro, que disse ter visto Marília Gabriela na cidade de Itumbiara, mas nada foi localizado após diligência da polícia. 
O marido, Ricardo de Reinato, afirma que ele e o filho "sofrem muito". "Nós estamos casados há 10 anos, desde que ela tinha 18, temos um filho, que está sofrendo de saudades da mãe, que só voltou a estudar hoje [16/10]. Eu não quero nada, só quero que devolvam a minha mulher, que as pessoas liberem ela", disse.
Ele contou que entrou na disputa por um cargo na Câmara local com possibilidade de obter quase 900 votos, mas como se dedicou às buscas da esposa nos últimos cinco dias antes do pleito, não trabalhou a campanha e, por pouco, também não se elegia.
O cunhado Bruno Alencar também rebate qualquer possibilidade de vontade de fugir por parte da mulher. "Estão minimizando a situação como briga de casal, mas ela e meu irmão se dão muito bem. Está todo mundo muito preocupado, os pais dela, os meus. Ela nunca faria isso, ela tem um filho. Saiu e deixou a farda dele de molho, para torcer depois. Não levou documento, dinheiro, celular, nada", afirmou. (g1)