Todas as manhãs, Geraldo*, 11 anos, morador da Rua da Polêmica, em
Brotas, acorda às 7h e segue até a sinaleira da Avenida Antônio Carlos
Magalhães, na Pituba. Lá, passa o dia limpando vidros de carros em
troca de moedas. Em 2011, ao invés de rodo e sabão, Davi manuseava
livros e cadernos para cursar a 5ª série do ensino fundamental. A troca o
faz agora integrar o grupo de 277 mil pessoas com idades de 4 a 17 anos
que estão fora da escola na Bahia.
O dado é do relatório intitulado De Olho nas Metas 2011, do programa
Todos pela Educação. O programa é desenvolvido por gestores públicos,
educadores, comunicadores e outros segmentos sociais que buscam fazer o
Brasil, até 2022, assegurar a todas as crianças e jovens o direito à
educação básica de qualidade.
Segundo a pesquisa, a Bahia fica atrás apenas de São Paulo, com 607 mil potenciais estudantes fora da escola, e Minas Gerais, com 363.981. No Brasil, o total de crianças que estão fora da escola chega a cerca de 3,8 milhões.
Segundo a pesquisa, a Bahia fica atrás apenas de São Paulo, com 607 mil potenciais estudantes fora da escola, e Minas Gerais, com 363.981. No Brasil, o total de crianças que estão fora da escola chega a cerca de 3,8 milhões.
Obstáculos - Relatório elaborado pelo Fundo das Nações
Unidas para a Infância (Unicef), denominado Todas as crianças na escola
em 2015 - Iniciativa global pelas crianças fora da escola, aponta que a
desigualdade social é a principal consequência para o abandono
escolar. O destino destas crianças e jovens é trabalhar para ajudar a
família.
"Os alunos oriundos de família com baixa renda ou que precisam
trabalhar para ajudar no sustento são fortes candidatos a abandonar os
estudos antes mesmo de chegar ao ensino médio", diz a coordenadora do
programa Aprender, do Unicef no Brasil, Maria de Salete Silva.
De acordo com Maria de Salete, falta estrutura até fisiológica para
combinar estudo e trabalho. "Uma criança que trabalha e estuda
dificilmente vai renovar a matrícula no ano seguinte, por conta do
cansaço. O jovem precisa de dedicação e bem-estar físico para continuar
estudando".
Distorção - Dados do Unicef indicam que a situação
financeira dos pais também é responsável pelo fracasso escolar, que, por
sua vez, eleva os índices de distorção idade-série. O estudo aponta que
o percentual de crianças das famílias com renda familiar per capita de
até ¼ do salário mínimo, com idade superior à recomendada, chega a
62,02%. Já nas famílias com renda familiar per capita superior a dois
salários mínimos a taxa é de 11,52%.
Foi por conta de problemas financeiros que o casal Graziela Oliveira,
23 anos, e Rogério Oliveira, 24 anos, tiveram que tirar a filha Maria
Eduarda, 4, da escola em 2011. No início deste ano, matricularam a filha
em uma escola particular em São Cristóvão. Mas, novamente, tiveram que
cancelar a matrícula da menina, pois ficaram desempregados e não
conseguiram pagar nem mesmo a primeira mensalidade.
A solução encontrada pelo casal foi tentar uma vaga na escola da rede
municipal do bairro, mas o ano letivo já havia começado e não foi mais
possível efetuar a matrícula.
Para que Maria Eduarda não sinta os efeitos da distorção idade-série
quando retornar à escola, Graziela tenta promover atividades educativas
dentro da própria casa. "Todos os dias eu separo um horário para ensinar
a ela as letras e os números. Não quero que minha filha fique para trás
quando voltar a estudar", afirmou.
Na opinião de Maria de Salete Silva, do Unicef, um aluno que abandonou a
escola, ao retornar, vai se deparar com diversos problemas. "Muitos não
terão o mesmo ritmo de aprendizagem que os colegas. Outros não vão se
adequar ao ensino. Por causa disso, acabam abandonando os estudos de
vez".