terça-feira, 25 de setembro de 2012

Adolescente é esfaqueado na porta de colégio


 

 

 

por
Rivânia Nascimento
 
 
Um adolescente de 14 anos identificado como R.S.R, foi esfaqueado na porta do Colégio Estadual Kléber Pacheco, na manhã dessa segunda-feira (24/9), no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador.
Segundo Maria Danielle, delegada adjunta 34ª Delegacia de Portão, a agressão foi motivada por ciúmes. O jovem foi atingido por quatro facadas, duas na barriga e outras duas no braço. Ele foi socorrido por um funcionário e pelo primo para o Hospital Menandro de Farias. O quadro de saúde da vítima é considerado estável.
De acordo o ajudante de pedreiro Ronaldo Cerqueira de Santana, primo da vítima, por volta das 7h da manhã, quando estava saindo para trabalhar, presenciou a movimentação em frente à escola. “Eu fiquei desesperado quando vi meu primo sangrando no chão. Ele ainda estava consciente e muito nervoso. A agressão foi provocada por ciúmes do ex-namorado da atual namorada dele", disse.
No Colégio Estadual Kléber Pacheco que fica na Rua Santo Antônio, as aulas foram suspensas. Do lado de fora da instituição, os alunos estavam bastante assustados com o ocorrido evitando falar sobre o caso, mas criticaram a falta de policiamento na região, que reúne também muitos estabelecimentos comerciais.
Segundo a delegada Maria Danielle, já foram colhidos os depoimentos da namorada da vitima com iniciais E.P.N, de 17 anos, familiares e testemunhas da agressão. Quanto ao acusado Jefferson de Jesus da Silva, de 19 anos, a delegada informou que a mãe relatou no depoimento que o filho nutria um amor muito forte pela jovem e que ele estava sofrendo muito com o termino da relação.
Ainda de acordo com a delegada, a adolescente prestou queixa na 34° Delegacia no mês de julho, época do término do namoro, pelas ameaças sofridas pelo ex-namorado através de mensagens de texto, ligações e redes sociais. “O acusado ameaçou a jovem cinco dias antes da agressão ao adolescente. Ele vai responder por tentativa de homicídio e será enquadrado na lei Maria da Penha pelas ameaças verbais contra a menor,” explicou a delegada.
Segundo relatos dos estudantes, o autor do crime, Jefferson de Jesus da Silva, 19 anos, também aluno da escola, tinha um comportamento aparentemente tranquilo, mas desde que terminou o relacionamento andava muito triste e agressivo.
De acordo com o jardineiro Raul Paulino dos Santos, de 47 anos, pai da vítima, há uma semana o filho apresentou para a família a nova namorada. “Eu sou pai de cinco filhos e nem um pai espera receber uma ligação dizendo que o filho de apenas 14 anos foi esfaqueado. Meu filho é um aluno dedicado faz aulas de inglês e artes marciais. A namorada dele também é uma menina de boa família. Alias, foi graças a Deus e às aulas de Jiu-jitsu que ele conseguir reagir durante a briga e não ter tido ferimentos mais graves”, disse.
Ainda segundo o pai da vítima, o adolescente passou por uma cirurgia no abdômen e deve ser transferido nos próximos dias para o Hospital Geral do Estado.
Até agosto de 2012 foram registrados 48 casos de agressão envolvendo adolescentes em escolas públicas e particulares de Salvador, segundo estatística da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O número é menor que o registrado no mesmo período de 2011, quando foram contabilizadas 113 ocorrências do mesmo tipo