terça-feira, 19 de abril de 2016

Roberto Carlos

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura
Informação geral
Nome completo Roberto Carlos Braga
Também conhecido(a) como Rei, Rei da Juventude, Rei da MPB, Rei do Pop Brasileiro, Rei da Música Latina, Zunga
Nascimento 19 de abril de 1941 (75 anos)
Origem Cachoeiro de Itapemirim,  Espírito Santo
País  Brasil
Gênero(s) Rock n' roll, rockabilly, MPB, pop, romântico, soul, bossa nova
Instrumento(s) Vocal, violão, piano, guitarra
Período em atividade 1959 - 2016
Gravadora(s) Polydor (1959) CBS Records/Sony Music
Afiliação(ões) Erasmo Carlos, Tim Maia, The Sputniks, The Snakes, Wanderléa, Seu Jorge
Página oficial Roberto Carlos
Roberto Carlos Braga, OMC (Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 1941) é um cantor e compositor brasileiro.
Embora tivesse iniciado a carreira sob influência do samba-canção e da bossa nova, no início da década de 1960, Roberto mudou seu repertório para o rock. Com composições próprias, geralmente feitas em parceria com o amigo Erasmo Carlos, e versões de sucessos do então recente gênero musical, fundando as bases para o primeiro movimento de rock feito no Brasil. Com a fama, estrelou ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa um programa na TV Record chamado Jovem Guarda, que daria nome ao primeiro movimento musical do rock brasileiro. Além da carreira musical, estrelou filmes inspirados na fórmula lançada pelos Beatles - como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora".
Na virada para década de 1970, reformulou seu repertório rock'n'roll e se tornou um cantor e compositor basicamente romântico, que não modificou desde então. Logo também mudava seu público-alvo, que deixou de ser o jovem e passou a ser o adulto. Atualmente continua se apresentando com frequência e produz anualmente um especial que vai ao ar na semana do Natal pela Rede Globo, mesma época em que costumavam ser lançados seus discos anuais. Entre 1961 e 1998, Roberto lançou um disco inédito por ano. Dezenas de artistas já fizeram regravações de suas músicas, entre os quais Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia.

Segundo a ABPD, Roberto Carlos é o artista solo com mais álbuns vendidos na história da música popular brasileira.[1] Seus discos já venderam mais de 120 milhões de cópias e bateram recordes de vendagem - em 1994 chegou a marca de 70 milhões de discos vendidos - incluindo gravações em espanhol, inglês, italiano e francês, em diversos países. Tendo realizado milhares de shows em centenas de cidades no Brasil e no exterior, sua popularidade o tornou conhecido no Brasil e na América Latina como Rei, contando com um dos maiores fã-clubes do mundo