terça-feira, 20 de outubro de 2015

Mulher faz greve de fome para receber pílula anticâncer


São Carlos - A técnica de enfermagem Ana Rosa Natale, de 54 anos, iniciou uma greve de fome em frente ao Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), câmpus de São Carlos, na tentativa de receber as cápsulas de fosfoetanolamina sintética para o filho com câncer. Moradora de Botucatu, também no interior paulista, ela estava desde as 7 horas da manhã de segunda-feira, 19, sem comer. "Se não levar o remédio para meu filho, prefiro morrer com ele", disse. Uma irmã e outro filho davam apoio à mulher. 

O paciente, o músico Bruno Cauã Ramos, foi diagnosticado com câncer de pele em 2011 e se tratou, mas a doença voltou de forma agressiva em janeiro deste ano, segundo Ana relatou. "Fizemos quimioterapia em Jaú, mas não adiantou, os exames apontaram treze tumores na cabeça. Acharam melhor parar o tratamento e mandaram ele para morrer em casa", disse.

Ela exibia a liminar, dada pela Justiça de São Carlos, e leu um trecho do despacho em que o juiz decide: "Ainda que a possibilidade de cura seja remota, esta não pode ser negada à autora." Segundo a sentença, embora a substância não tenha sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há vários relatos de que ela promoveu melhoria no estado de saúde dos doentes.

O empresário Christian da Gama também estava na entrada do instituto com uma liminar datada de 15 de setembro. Ele viajou de Manaus na tentativa de antecipar o acesso às cápsulas. "Minha mãe está doente, desenganada. Não posso ficar em casa esperando", disse. 

Judicialização

Somente na segunda-feira, até a tarde, 25 novas liminares foram entregues ao instituto da USP. Em todos os despachos, a Justiça mandou fornecer as cápsulas da fostoetanolamina sintética aos pacientes. O composto, desenvolvido pesquisadores da USP, vinha sendo distribuído há 20 anos, mas a demanda se tornou mais intensa por conta de relatos de supostas curas. Sem condições de manter as entregas, a USP suspendeu a distribuição, mas os doentes recorreram à
Leia mais em: http://zip.net/bfsdsB