quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Volvo vai começar a testar carros sem condutor

 

 

Projeto do fabricante automóvel sueco vai colocar a circular, até 2017, cerca de 100 veículos autónomos na cidade de Gotemburgo, na Suécia.
     
     

A Volvo vai começar a testar veículos autónomos nas estradas da cidade de Gotemburgo, na Suécia. Até 2017, os responsáveis da marca pretendem colocar em circulação cerca de 100 veículos sem condutor, de forma a analisar o seu desempenho em cenários reais de trânsito.
Com o projeto ‘Drive Me’, que está agora a dar os primeiros passos, a Volvo pretende observar o comportamento dos seus primeiros modelos autónomos num meio não controlado, onde existem outros automóveis e peões a circular. De acordo com responsáveis da marca, citados na edição online da revista ‘Wired’, o principal objetivo na primeira fase é desenvolver ao máximo a segurança destes veículos.
Este projeto vai ser desenvolvido pela Volvo, com a colaboração da Agência dos Transportes da Suécia e do Parque da Ciência de Lindholmen.
A marca procura assim não ficar para trás neste novo ramo do setor automóvel, até agora liderado pela Google, que já tem alguns veículos a circular de forma autónoma. Também a Nissan já tem nos seus planos desenvolver um carro completamente autónomo, até 2020.