sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Instituições preparam-se para a acolhida na JMJ Rio2013



 
As inscrições para congregações e instituições particulares que quiserem acolher os peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 já começaram. O cadastro, que fica dentro do menu Participe no link “seja uma instituição de acolhida”, entrou no ar oficialmente no dia 2 de julho. Segundo o Setor Hospedagem do Comitê Organizador Local (COL) a expectativa é que estas instituições acolham cerca de 500 mil peregrinos.

De acordo com a diretora do setor, Irmã Graça Maria, todas as instituições cadastradas receberão peregrinos durante a JMJ. Os representantes das instituições já foram informados quanto aos pré-requisitos para o acolhimento, como acessibilidade, bebedouros e banheiros. Só com as congregações religiosas o COL já se reuniu duas vezes para informar e esclarecer dúvidas. “Dificilmente vai passar por alguma avaliação no sentido de ter alguma alteração do cadastro, porque o contato foi feito primeiro, inverso do que acontece com o formulário das famílias”, explicou .

Acolhida para o “Preparai o caminho”

E, para já entrar no clima da acolhida da JMJ, o setor Hospedagem começou a cadastrar famílias para receber os artistas que participarão do evento que vai marcar a contagem regressiva de um ano para o encontro com o Papa Bento XVI. O “Preparai o caminho” vai ser realizado de 27 a 29 de Julho no Maracanãzinho e são esperados 40 artistas católicos, entre músicos e pregadores, que vão precisar de hospedagem.

“Já é uma forma de experimentar a acolhida, com um diferencial: eles não vêm com saco de dormir. Nesse caso a gente pede que a própria família acolhedora providencie cama, ou pelo menos colchonetes, porque a realidade é um pouco diferente de um peregrino que já vem pra Jornada”, disse Irmã Graça.

Para facilitar o deslocamento dos artistas, o COL está privilegiando as famílias do vicariato norte, que morem próximo ao Maracanãzinho. O cadastro para a acolhida dos artistas pode ser feito pelo telefone 3177-2013.