segunda-feira, 1 de outubro de 2012

‘Terapia de conversão’ para adolescentes gays é banida na Califórnia

     
     

 

 

Governador do estado americano diz que método não tem ‘base científica’

 
 

Passeata pede igualdade de direitos para a comunidade LGBT, em Santiago, no Chile, no último sábado (29)
Foto: CLAUDIO SANTANA / AFP


CALIFÓRNIA, Estados Unidos - O governador do estado americano da Califórnia, Jerry Brown, aprovou, neste fim de semana, uma lei que proíbe terapias que visam transformar adolescentes gays em heterossexuais.


Segundo o site da rede “BBC”, quando a lei entrar em vigor, no dia 1º de janeiro de 2013, a Califórnia se tornará o primeiro estado a declarar ilegal a prática para menores de 18 anos. O projeto de lei foi apoiado por grupos que defendem a saúde mental. Ativistas gays dizem que “terapias de conversão” podem aumentar o risco de depressão ou suicídio.
Aconselhamento e orações costumam ser utilizadas para ajudar alguns cristãos a lidar com impulsos gays.
Em um comunicado, o governador Jerry Brown declarou que os esforços empreendidos para a mudança de orientação sexual “não têm base científica, e, agora, serão relegados à lixeira do charlatanismo”.
Ainda segundo a emissora de TV, a Human Rights Campaign, organização que luta pela igualdade de direitos dos homossexuais, disse: “Somos gratos ao governador Brown por ficar ao lado das crianças da Califórnia. A juventude LGBT será, agora, protegida contra uma prática que não somente foi desmascarda como uma ciência falsa, mas que também, como já foi provado, gera efeitos negativos no bem-estar dela”.
Grupos conservadores, por outro lado, declararam que a proibição da terapia restringe o direito dos pais de cuidar dos filhos que estão passando por uma confusão com relação à orientação sexual.