sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Arcebispo chama atenção para a valorização da vida



 Por Clécia Rocha

Segundo o arcebispo metropolitando Dom Itamar Vian, de muitas e diferentes formas  a vida humana está sendo ameaçada. “A exclusão social produz pobreza e miséria, fome e doenças e coloca em risco muitas vidas, especialmente de crianças e idosos”, salientou.
Dom Itamar Vian
Outra problemática também destacada pelo arcebispo é sobre a degradação do meio ambiente, a poluição das águas, do ar e da terra que geram doenças e levam as pessoas á morte. “Além disso, há outros agentes que manipulam a vida ou tentam acabá-la pela ação de laborátórios, abortos e eutanásia”, frisou Dom Itamar.
Ainda de acordo com o arcebispo, recentemente a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu uma declaração forte a respeito do direito á vida. “O direito á vida está acima dos interesses humanos e deve ser visto como o primeiro direito de cada pessoa humana. Os bispos brasileiros estão preocupados com atitudes e medidas do Governo Federal, do Judiciário e do Conselho Nacional adotando legislação que relegam a vida para um segundo plano”, informou Dom Itamar.
Na declaração emitida pela CNBB, os bispos são claros ao repudiarem iniciativas dos diferentes poderes que não coloquem a vida humana em primeiro lugar. “Por outro lado lado a CNBB conclama o povo, instituições, comunidades e famílias a se manifestarem publicamente na defesa da vida em todas as dimensões.”, disse o arcebispo, finalizando, “alguém precisa acompanhar estes comportamentos e gritar em favor do mais sagrados de todos os direitos, que é a vida”, finalizou.