segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Após cobrar mais segurança em cidade mineira, morador diz ter sido processado por oficial da PM


 

 

Rayder Bragon
Do UOL, em Belo Horizonte

 
 
Um morador de Ituiutaba (676 km de Belo Horizonte) afirmou ter sido surpreendido ao se tornar alvo de uma ação na Justiça de Minas Gerais, postulada por um coronel da Polícia Militar mineira, após ter reclamado em uma rádio local de falta de segurança na cidade. Manoel Viana dos Santos Neto, 45, é dirigente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Ituiutaba e afirmou ter feito as ponderações em março deste ano, em um programa local da emissora.

 

 

Ele disse ter recebido neste mês a citação da Justiça, com prazo de entrega da defesa encerrando-se nesta semana. Na ação, o coronel Dilmar Crovato, comandante da 9ª Região da Polícia Militar, cujo raio de ação engloba a responsabilidade pela segurança pública da cidade mineira, estaria processando Neto por calúnia e difamação e cobra uma indenização de R$ 12 mil. Ainda de acordo com ele, o oficial também acionou judicialmente a rádio onde foi veiculada a reclamação.
Neto nega ter feito as reclamações com intenção de ataques pessoais ao coronel, mas confirmou ter criticado o trabalho desenvolvido pelo oficial, que é comandante da 9ª  “Eu falei que ele não estava fazendo nada, que ele estava sendo incompetente pelo cargo (que ocupa). Ele achou ruim e está me processando. Eu não tenho nada contra a pessoa dele, eu tenho contra ele enquanto (ocupa o cargo de) comandante.”
Neto demonstrou revolta com a atitude do comandante classificando-a de “absurda”. “Ele está querendo violar o direito da cobrança de segurança pública”, afirmou. Ainda conforme Neto, a violência na cidade vem crescendo e o aparato policial não é condizente com essa realidade.
“Em Uberlândia, chegam motos e carros de polícia novos. Para cá, ele manda viaturas arrebentadas, com defeito. Eu reclamei disso. Nossa cidade tem cem mil habitantes, é um absurdo o que ele está fazendo com a gente. Eu só falei a verdade”, disse.
Citando outro exemplo do que considera ser uma negligência do policiamento na cidade, Neto afirmou que o tráfico de drogas é notório na localidade. “Aqui é rota internacional do tráfico de drogas. Em segundo lugar, existem os roubos que acontecem no dia a dia. O meu setor, que é o oeste, tem trinta bairros. Sabe quantas viaturas (da PM) rodam nesses trinta bairros? Apenas uma