sábado, 21 de julho de 2012

Lula e as eleições em São Paulo


Influência de Dilma, Alckmin, Kassab e Maluf também foi avaliada.
Pesquisa ouviu 1.075 pessoas entre quinta (19) e sexta (20).


Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (21) apontou que o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levaria 40% dos eleitores de São Paulo a escolherem o candidato à Prefeitura. A pesquisa também considerou como o apoio da presidente Dilma Rousseff, do governador Geraldo Alckmin, do prefeito Gilberto Kassab e do deputado Paulo Maluf pode influenciar na hora do voto.
Segundo o Datafolha, além dos 40% dos eleitores que votariam "com certeza" no candidato indicado por Lula, outros 21% que dizem que "talvez" votariam. Entretanto, outros 40% dos eleitores dizem que o apoio do ex-presidente faria com que eles não escolhessem o candidato apoiado.
De acordo com a pesquisa, considerando resposta estimulada e única, 67% disseram não saber qual o candidato apoiado por Lula, enquanto 22% disseram ser Fernando Haddad (PT).
Dilma
No caso do apoio de Dilma Rousseff, 33% votariam com certeza no nome apoiado pela atual presidente, enquanto 27% dos entrevistados dizem que talvez escolhessem o indicado e 40% não votaria no candidato de Dilma.

Alckmin
Considerando o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB), 27% dizem que optariam pelo nome indicado pelo governador, enquanto 27% dizem que talvez, enquanto 46% afirmaram que não votariam no apoiado pelo candidato.
Kassab
Considerando o apoio do prefeito Gilberto Kassab, 72% dizem que não votariam em um candidato apoiado por ele, enquanto 17% dizem que esse apoio talvez levasse à escolha de um nome para a prefeitura. Os que votariam com certeza em um candidato apoiado por Kassab somam 11%.

Maluf
A pesquisa considerou ainda a influência do deputado Paulo Maluf (PP): 77% dizem que o apoio do ex-prefeito faria com que não votassem no nome indicado, 12% dizem que talvez escolhessem esse candidato, e 11% votariam com certeza no candidato apoiado pelo ex-prefeito.
O instituto divulgou também sua primeira sondagem de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo após a oficialização das candidaturas. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".