quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Curiosidades do Cangaço

Por Paulo Roberto Brito

Muitas lendas povoam as imaginações dos sertões e se arrastam pelo tempo atraindo, cada dia mais curiosos para esse mundo fantástico que é o Cangaço.
Virgulino Ferreira Lâmpião, o mais afamado Cangaceiro, foi uma figura destacada nesse mundo de poucas fantasias.
Citaremos algumas das inúmeras passagens desse tempo marcado a ferro e fogo. Onde homens humildes se transformavam em verdadeiras feras humanas, impondo sobre quase todos, ricos ou pobres, brancos ou negros o mais temido dos sentimentos humanos, o medo.
A pergunta mais comum entre todos que tratam do cangaço é se Lampião foi bandido ou herói? Para os estudiosos foi um bandido como todos os cangaceiros, porém, percebia-se em Lampião momentos de justiça e até mesmo de solidariedade humana contrastando com suas mais famosas passagens marcadas por muito sangue e sofrimento.
Outra pergunta freqüente é a origem de seu apelido famoso. Relatam os pesquisadores que a habilidade de Lampião em manusear arma de fogo tipo rifle de repetição era tamanha que conseguia uma seqüência de tiros repetidos fazendo com que o cano da atiradeira ardesse em brasas e no escuro clareava tanto que dava a impressão de um lampião aceso!