quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Igreja e Fazenda da Esperança realizam trabalho de recuperação das drogas

Atuar em diversos campos sociais e de modo particular trabalhar pela recuperação de jovens dependentes químicos. Este é o trabalho que a Fazenda da Esperança já realizou na região de Feira de Santana desde a sua implantação, onde direciona as suas ações para a recuperação de dependentes químicos, tais como para o  usuário de droga ou álcool.
De acordo Adson Barreto, administrador do espaço de recuperação para dependentes de drogas, o jovem que deseja se recuperar das drogas deve ter como fator principal a vontade. “Se é imposição da família, o tratamento, o período dele na fazenda não vai ter efeito, o primeiro passo é ter vontade de se recuperar da dependência”, explicou Barreto.

"A Fazenda da Esperança vem realizando trabalhos para recuperação de drogados"

Conforme a coordenação da Fazenda, o tratamento para quem entra buscando a recuperação da dependência química acontece de maneira simples, mas que já apresentou vários resultados satisfatórios. “O trabalho aqui realizado, a espiritualidade e a convivência são fatores fundamentais para a recuperação, estes são os três pilares que sempre procuramos colocar em prática e que qualquer jovem que chegue na fazenda é inserido neste tratamento”, disse Adson Barreto, salientando que, “em relação ao trabalho, o dependente químico fica ocioso, por isso ele precisa trabalhar para não ficar parado, sendo assim ele se ocupa e outra coisa que a gente também propicia é o encontro com Deus através das orações, momentos de capela, tudo isso é fundamental em uma recuperação de dependência química”, explicou.
 Observado pela administração da fazenda, a falta de embasamento nas famílias tem se apresentado como a principal causa para o jovem começar a usar drogas. “Observamos que a família tem sido uma das problemáticas que tem levado muitos jovens para o mundo das drogas, isso nós observamos na maioria dos testemunhos onde em muitos casos relatam a convivência em casa que não era tranqüila”, comentou o administrador da fazenda.

Manutenção do espaço
A Fazenda da Esperança não iniciou o trabalho na região de Feira de Santana de forma isolada, para que o espaço de recuperação de dependentes químicos fosse implantado na região, nós contamos com o apoio da arquidiocese.
De acordo o padre Pedro Júnior, além da parceria para implantação, a arquidiocese ainda colabora com a Fazenda da Esperança de outras formas, sendo uma delas a renda dos livros de autoria do Dom Itamar que é direcionado para a manutenção do espaço.
Padre Pedro Júnior "As paróquias também realizam campanhas de ajuda para a fazenda"
Questionado pela nossa reportage, o padre Pedro Júnior destacou que a questão financeira não é fator determinante para o jovem que tenha desejo de se recuperar das drogas na fazenda.
“A fazenda tem algumas maneiras que pode proporcionar o tratamento para aqueles que não tem condição de arcar com o que se exige mensalmente para manter o espaço, assim como a família do dependente tem a oportunidade de vender os produtos realizados para manter o espaço”, contou o padre Pedro, enfatizando que,” admiro a dinâmica de funcionamento da fazenda, uma vez que de certa forma isso obriga e responsabiliza a família a esta sempre em contato com o parente que esta em fase de tratamento e não fazer como os manicômios que às vezes largam o parente e abandonam deixando assim sob a responsabilidade da instituição”, ressaltou.
Ainda de acordo o padre, um dos sentidos do trabalho da fazenda é corresponsabilizar a família, e também fazer com que ela esteja inserida no processo de recuperação do parente que esta em fase de recuperação das drogas.

Por Clécia Rocha