domingo, 5 de dezembro de 2010

Pároco de Santo Estevão é transferido para Catedral de Santana

Com mais de oito anos na paróquia de Santo Estevão, o monsenhor José Nery será transferido para assumir a administração paroquial da Catedral de Nossa Senhora Santana. A determinação foi do arcebispo Dom Itamar Vian em conjunto com o Conselho de Presbíteros da arquidiocese, que também indicou para assumir o trabalho pastoral em Santo Estevão, o padre Aristóteles dos Santos que antes era responsável em administrar a paróquia de São Gonçalo dos Campos.
De acordo o  monsenhor Nery, ao assumir a paróquia de Santo Estevão, o arcebispo colocou alguns desafios a serem realizados em seu período de trabalho pastoral na cidade. “Baseando-me nos desafios que o senhor arcebispo colocou em minhas mãos, se não cumprir todos, acredito que uma boa parte foi cumprida. Ele me pediu que fizesse a comunidade voltar para a igreja e a comunidade voltou, foi também pedido por ele que revitalizasse as comunidades e isso aconteceu”, disse o monsenhor, acrescentando que, “muitas foram às outras conquistas que foram acontecendo nesses oito anos que passei por Santo Estevão”, ressaltou.
Ainda de acordo José Nery, foram criadas no município de Santo Estevão mais de trinta comunidades durante o seu período da administração paroquial. “Para nós assistirmos uma missa, nós tínhamos que andar mais de três km, com o monsenhor aqui, a igreja ficou mais perto, pois ele, com o nosso apoio levantou uma capela que ficas próxima a nossa fazenda”, relatou a lavradora Lurdes de Cerqueira.

Monsenhor José Nery "Saio da paróquia de Santo Estêvão, mas levo muita saudade"

Para o monsenhor, a obra e realização que mais o chamou atenção durante o período que permaneceu em Santo Estevão foi à criação da APAE. “Foi uma realização onde as nossas crianças e jovens especiais também passaram a ter mais espaço, pois esta foi uma criação que resgatou a inclusão social”, declarou, salientando que, “não só ao novo padre, mas a toda comunidade que tenha um carinho especial para com aqueles que a sociedade enxergava com diferença e hoje já observam de outra forma, isso graças ao trabalho desenvolvido pela APAE”, enfatizou.
Ao deixar a paróquia de Santo Estevão, o monsenhor José Nery relata que a preocupação que fica com a paróquia de Santo Estevão é tudo o que preocupa também todo homem de Deus e de todo sacerdote quando assume uma paróquia. “A preocupação de todo padre é fazer o reino de Deus, anunciado, vivido e seguido pela comunidade”, salientou.
No que se refere ao novo padre que irá assumir a paróquia de Santo Estevão, José Nery afirma para nossa reportagem que Aristóteles dos Santos é um sacerdote que se enquadra no perfil da comunidade de Santo Estevão. “É um padre inteligente, e que está trabalhando um plano de pastoral para a arquidiocese, e com isso acredito que a paróquia de Santo Estevão irá ganhar muito e afirmo que a arquidiocese também ganhou muito, pois também se trata de um homem muito inteligente”, declarou.
Além do padre Aristóteles dos Santos, quem também irá assumir o cargo de vigário da paróquia de Santo Estevão é o padre Luciano de Oliveira que atualmente desenvolve trabalho pastoral na paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Conceição do Jacuípe. “O padre Luciano também vem para cá, pois com isso eu digo que paróquia cresceu muito e ganhou dois grandes padres para assumir as atividades da paróquia”, destacou o monsenhor José Nery.
Ainda na oportunidade da entrevista, o monsenhor José Nery declarou que sua saída da paróquia de Santo Estevão é por questão de obediência ao superior e também por necessidade. “Um padre ao assumir uma paróquia não deve passar mais de dez anos, isso em muitos casos é um prejuízo para a pessoa humana, pastoral, para o sacerdote, e aquilo que o padre não conseguiu fazer em sua paróquia durante dez anos, não é com mais cinco ou seis anos que ele vai fazer, mas a saída também foi por norma e determinação da arquidiocese”, finalizou e ainda emocionado declarou que vai levar muita saudade dos paroquianos de Santo Estêvão.



Texto e foto: Clécia Rocha