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A cada 14,4 segundos, no mês de janeiro, um
consumidor brasileiro teve o seu documento de identidade usado
irregularmente por criminosos para obtenção de crédito ou fechamento de
algum negócio
, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude.
Perder, então, a carteira de identidade ou o cartão de Cadastro da
Pessoa Física (CPF) na Receita Federal, dobra a probabilidade da pessoa
ser vítima de golpistas, segundo a Serasa.
Para o carnaval, quando ocorre aumento médio de 25% no número de
golpes - assim como em outros feriados prolongados -, a empresa alerta
consumidores e comerciantes a ficarem atentos às tentativas de fraudes.
Entre as recomendações, estão as de nunca deixar o documento com
desconhecido, não fornecer dados pessoais a estranhos, não confirmar
informações pessoais por telefone, não fazer cadastro em sites que não
sejam de confiança, não andar com talão de cheques ou folhas já
assinadas, utilizar caneta própria para preencher cheques e não deixar
espaços em branco na folha de cheque.
Outra dica da Serasa para perda ou roubo de qualquer documento é a
procura imediata de uma delegacia policial para fazer boletim de
ocorrência (BO), registrando-o também no sistema de alerta da Serasa,
disponível no endereço
eletrônicowww.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html, ou pelo
telefone (11) 3373 7272. O serviço funciona também para quem teve o
documento extraviado no passado e nunca registrou as informações.
Para o comerciante, a Serasa recomenda verificar a consistência dos
dados informados pelo cliente, em casos de venda a prazo, e sempre
comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se
apresenta no estabelecimento, pedir sempre dois documentos originais,
solicitar o número do telefone residencial e fazer a checagem dos dados,
além de consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes.(Tribuna)