terça-feira, 1 de maio de 2018

Petistas com mais experiência nas lides partidárias não têm deixado passar em branco o fato de o ex-governador Jaques Wagner vir se mantendo o mais discreto possível com relação à montagem da chapa do governador Rui Costa

]

Tribuna da Bahia, Salvador 
30/04/2018 09:09 | Atualizado há 1 dia, 6 horas e 28 minutos
     

Petistas com mais experiência nas lides partidárias não têm deixado passar em branco o fato de o ex-governador Jaques Wagner vir se mantendo o mais discreto possível com relação à montagem da chapa do governador Rui Costa (PT) sem emitir, por exemplo, qualquer juízo a respeito das pressões que a senadora Lídice da Mata (PSB) passou a fazer de forma legítima, diga-se de passagem, com relação à sua reindicação para a segunda vaga disponível ao Senado. Para a maioria, Wagner atua no sentido de deixar claros pelo menos dois pontos: primeiro que não vê com simpatia os movimentos de Lídice. Segundo, que acha que Rui Costa é o senhor absoluto das negociações para montar o grupo com que pretende disputar a reeleição.
Senadora
Quem compareceu à plenária do mandato da senadora Lídice da Mata (PSB) em que ela confirmou sua disposição de concorrer de novo ao Senado ficou impressionado com a ausência de petistas no evento. Teve gente dizendo que o comparecimento não existiu só para não desagradar o governador Rui Costa (PT), que não quer nem ouvir falar na ideia de ter que colocá-la como candidata a senadora. Até Moema Gramacho, que defende o nome de Lídice, tomou doril.
Sem plano
Aliás, no PSB se diz que Lídice tem batido exclusivamente na tecla de que precisa ser mantida na chapa de Rui Costa, mas não tem tratado de um plano B que a mantenha na política. A Assembleia Legislativa alguns socialistas acham que é muito pouco para a expressão da parlamentar, já uma eventual campanha a deputada federal pode prejudicar imensamente seu aliado e conselheiro Marcelo Nilo (PSB), que decidiu concorrer a uma mandato na Câmara dos Deputados.
Maio
O governador Rui Costa e seus aliados como o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, acreditam que o final de maio é o melhor momento para que anuncie sua chapa da reeleição. Alguns acreditam que, passado o próximo mês, ele terá um quadro melhor da situação nacional do país e já terá resolvido as últimas pendências para publicizar suas escolhas, feitas há meses.
Influencer
No afã de pressionar o governador Rui Costa (PT) a colocá-la na sua chapa como candidata ao Senado de novo, a senadora Lídice da Mata (PSB) produziu um vídeo em que seus colegas defendem sua permanência na Câmara Alta com os mais diversos argumentos. Lídice só cometeu um deslize: permitir que a campanha fosse finalizada com a fala da senadora Gleisi Hoffman, queimada, inclusive, no PT.
Diplomatique 
Desde que o PRTB anunciou sua candidatura ao governo, o ex-prefeito João Henrique voltou a se tornar bastante ativo nas redes sociais, substituindo as mensagens de autoajuda por um conteúdo cada vez mais político. Ontem, por exemplo, fez uma análise minuciosa sobre reportagem do Le Monde Diplomatique a respeito da situação política do país, lida em francês, língua em que é fluente.