quinta-feira, 17 de março de 2016

Com Lula, Planalto pode ter rotina com dois presidentes


 

Pedro Ladeira - 15.mar.16/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 15-03-2016, 23h00: A presidente Dilma Rousseff e o ex presidente Lula são vistos no palácio da alvorada após reunião sobre a possível nomeação de Lula para um ministério. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)

No Palácio do Planalto, o gabinete que deverá ser ocupado pelo petista fica localizado no quarto andar, o último do prédio desenhado por Oscar Niemeyer. Já o da Presidência da República, onde despacha Dilma Rousseff, fica no terceiro.
Quando era presidente da República e Dilma, sua chefe da Casa Civil, Lula costumava chamar sua então ministra para seu gabinete, por telefone, dizendo: "Dilminha, desce". Agora, dizem petistas, o comando vai mudar. É "Dilminha, sobe!"
A brincadeira revela como os petistas enxergam a volta de Lula ao governo na era Dilma.
Apesar dos papéis invertidos, ele na condição de ministro e ela na de presidente, a avaliação e, principalmente, o desejo do PT é que o ex-presidente dê as cartas dentro do governo e seu gabinete passe a ser o mais importante do Planalto.
AUDIÊNCIA
Entre aliados de outros partidos, como o PMDB, o comentário era semelhante. Segundo eles, os pedidos de audiência a partir de agora vão ser concentrados no quarto andar, deixando de lado o terceiro onde está localizado o gabinete presidencial.
Segundo um peemedebista, seus colegas de partido já não gostavam de frequentar o terceiro andar por causa da fama de falta de traquejo político da presidente da República, mas não tinham outra saída.
"Agora, vamos direto para o quarto com todo prazer", afirma.
Assessores já apostam, porém, que o acesso ao quarto andar terá de contar com mais controle e segurança, em modelo semelhante ao do andar da presidente, onde o trânsito de pessoas é controlado e bastante restrito.
O deslocamento do eixo de poder dentro do Palácio do Planalto gerou outra piada no governo, de que o quarto andar também ganhará "status presidencial".