quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Estudantes do Ifba são proibidos de entrar por conta de roupas 'inadequadas'; entenda


 

28/10/2015 16h10
Seguranças da Instituição cobram que estudantes de graduação usem roupas "apropriadas"; alunos relatam casos
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Estudantes do Ifba são proibidos de entrar por conta de roupas 'inadequadas'; entenda
Foto: acervo pessoal




Uma medida para garantir a segurança dos alunos. Essa é a justificativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) para impedir que estudantes dos cursos de graduação tenham acesso à Instituição com roupas “inapropriadas”. Segundo denúncias de alunos de graduação do Ifba, nas últimas três semanas, os seguranças que ficam na entrada do Campus do Barbalho, em Salvador, estão proibindo a entrada de alunos trajados de forma não “condizente com uma repartição pública”.
O problema, segundo relatos de estudantes ao iBahia, é que no manual do aluno de graduação não há restrições ao traje e a nova medida não foi divulgada nem repassada por e-mail aos alunos. Além da falta de comunicação, o problema se torna maior quando os critérios adotados às mulheres não são os mesmos cobrados em relação ao dos homens.
“Teve mulheres que chegaram a serem retiradas da sala. Já ontem um colega homem estava de short e sandália e disse que não passou por nenhuma situação. O short era aqueles de pegar ‘baba’ e ele realmente estava vestido bem inapropriado”, contou um estudante, que prefere que o nome não seja identificado. Em contrapartida, mulheres são barradas na portaria da Instituição mesmo com roupas mais cumpridas e menos expostas.
“Têm umas duas semanas que fui parada na hora que estava entrando na faculdade e o homem disse que eu não estava com vestimenta adequada para entrar na Instituição. Eu estava de vestido de manga, gola fechada, e cumprimento acima do joelho”, relata uma estudante de Engenharia Mecânica. A jovem de 24 anos conta que, após questionar os seguranças com o manual do aluno, os rapazes responderam: “Isso é para a segurança de vocês meninas”.
Nas redes sociais, alunos relataram casos em que foram barrados na entrada da faculdade por conta de detalhes mínimos, como o caso de uma jovem que estava trajando uma blusa de alça. ”Ontem fui para a faculdade e, para a minha surpresa, porteiros do Ifba queriam impedir a minha entrada com o seguinte argumento: ‘você não pode entrar aqui mostrando esses braços assim...’”, relatou a estudante. Veja a vestimenta usada pela jovem durante o ocorrido:
Entre os casos relatados, duas estudantes não conseguiram apresentar um seminário para a matéria de filosofia após serem impedidas de entrarem na faculdade por conta das roupas. “A culpa da falta de segurança é do meu short. Ok”, ironizou uma aluna. O iBahia entrou em contato com a instituição que se comprometeu em analisar a denúncia e responder após o feriado do servidor público, comemorado nesta quarta-feira (28).

Fonte: Correio 24h