sábado, 3 de outubro de 2015

Consumo exagerado de Ômega 6 pode afetar o coração e a mente


  
A ingestão desenfreada dessa gordura – presente principalmente nos óleos vegetais – pode causar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doença inflamatórias do intestino, câncer, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes.
De acordo com a nutricionista do Hapvida, Tanara Ferreira, estudos apontam que o Ômega 6 está sendo consumido até 20 vezes mais que o Ômega 3 – gordura também benéfica de ação anti-inflamatória, que promove a limpeza dos vasos e com isso diminui os riscos de doenças ligadas ao coração e melhora da função neurológica - com o nível de ômega 3 em baixa, associa-se comportamentos compulsivos, impulsivos e suicidas, e doenças como: depressão, mal de Alzheimer, Parkinson.
Consumo exagerado de Ômega 6 pode afetar o coração e a mente
(Foto: Reprodução)
Recomendação
O consumo ideal seria de 2 vezes mais a quantidade de ômega 6 do que ômega 3, algo bem diferente da realidade da nossa sociedade. "É muita inflamação para pouca proteção", conclui.Esses malefícios ocorrem porque o excesso de Ômega 6 favorece a produção de substâncias pró-inflamatórias, ou seja, aumenta a inflamação no corpo.
A nutricionista indica que para haver o equilíbrio é importante o consumo diário, mas moderado de ambas as gorduras na dieta. "Todos os nutrientes desde carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras têm que ser consumidos nas quantidades certas diariamente. Por exemplo, todo dia eu preciso de vitamina C em quantidade determinada, essa quantidade varia de acordo com a faixa etária, sexo e estilo de vida", pontua.
Na medida certa
Mas nem só de vilania vive o Ômega 6. Se o consumo estiver dentro do recomendado, o organismo usufruirá dos benefícios dessa gordura, como a resposta inflamatória, cicatrização, principalmente em procedimentos cirúrgicos. E já que o corpo não produz nem o Ômega 6 e 3, a solução para adquiri-los é através da ingestão de determinados alimentos.
Você pode encontrar o Ômega 3 no atum, salmão, bacalhau, crustáceos, brócolis, espinafre, azeite de oliva, na sardinha, semente de chia, semente de linhaça, entre outros alimentos. Já o Ômega 6, está presente na linhaça dourada, nos óleos de milho, soja e girassol, no leite, ovos, carne animal, lula, peixes de água quente, açafrão e nozes.