sábado, 1 de agosto de 2015

TRE-BA reprova contas de campanha de 275 candidatos não eleitos


O Tribunal Regional Eleitoral reprovou as prestações de contas de campanha eleitoral de 275 candidatos não eleitos no pleito do ano passado para os cargos de governador, senador, e deputados federal e estadual. O julgamento das contas foi realizado nesta quinta-feira e analisou dos dados de 936 candidatos.
Os postulantes que tiveram as contas desaprovadas estão sujeitos à investigação a ser realizada pela Procuradoria Regional Eleitoral, que analisará se houve algum crime eleitoral praticado durante as respectivas campanhas.
Segundo o TRE-BA, apenas 64 contas receberam aprovação e outras 357 foram aprovadas com ressalvas (quando verificadas falhas que não comprometem a regularidade). Além disso, outros 346 concorrentes aos cargos não cumpriram com a obrigação eleitoral, e suas contas foram declaradas não prestadas. As contas dos candidatos eleitos foram apreciadas no final do ano passado.
Os candidatos que não prestaram contas ficam inadimplentes com a Justiça Eleitoral, sem poder retirar a certidão de quitação (documento necessário para o pedido de registro de candidatura eleitoral) por quatro anos.
Confira a lista completa

Publicada no dia 31 de julho d