terça-feira, 21 de julho de 2015

Governo do Estado ordena repressão policial contra trabalhadores


  
 

Por ordem do governo do estado, a partir de hoje (21), pela manhã, a repressão à greve dos empregados da Cerb vai piorar, especialmente na sede da empresa, em Salvador (no CAB), e nos núcleos de Feira de Santana e Vitória da Conquista: a determinação é de que a Polícia Militar garanta a entrada de funcionários ou, caso estes não entrem para trabalhar, está decidido o corte de ponto. De acordo com nota enviada a imprensa pelo Sindae (Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto da Bahia), é o diálogo sendo substituído pela truculência, uma postura inaceitável para um governo que se diz democrático e popular.
Os trabalhadores estão em campanha salarial e a empresa quer impor um acordo coletivo de trabalho com perdas salariais, além de “congelar” benefícios como tíquete refeição e diárias, o que a categoria não aceita.
Conforme o Sindae, caso essa repressão se configure haverá reação e a greve vai continuar, entrando nesta terça (21) no seu 16º dia. Eles irão exercer o direito constitucional de fazer greve. Sobre o corte de ponto, a entidade informa que é uma medida ilegal, até porque a greve não foi considerada ilegal pela Justiça. Desde que a paralisação começou, em 6 de julho, viaturas da PM foram colocadas em frente à sede da empresa, no CAB, e unidades do interior.