terça-feira, 17 de março de 2015

REMÉDIO MILAGROSO


 

Assembléia Geral das Nações Unidas  fixou o dia 22 de março de cada anocomo o Dia Mundial dasÁguasPor sua vez, o Brasil também se associou ao mesmo projeto e, através de lei, oficializou amesma data. A água é um bem natural que precisa de cuidados. É a vida do mundo. É um remédio milagroso

A ÁGUA  cobre 71% da superfície da Terra. O mínimo que se pode dizer dela: é essencial a todas as formas de vida. O saudável funcionamento das funções vitais depende da água. É a vida, é purificação. Está presente em toda parte de mil formas diferentes. Na fonte tranqüila, no rio caudaloso, na nuvem promissora, nas gigantescas ondas do mar e nas lágrimas que brotam por mil motivos, entre eles a alegria, a dor e a saudade. A cada dia são descobertas novas propriedades da água.

OS MEIOS de comunicação trazem, diariamente, atentados contra a água.Muitos rios se tornaram esgotos a céu abertosem qualquer possibilidade de vidaOutros, ainda em estado razoável, recebem resíduos industriaistóxicosCom freqüência vemos rios, duramente atingidos, com toneladasde peixes mortos. As matas  que protegem as nascentessão dizimadas. E no dia-a-dia desperdiçamos a água de maneira irresponsável. A escassez de água avança em praticamente todas as regiões do mundo.

A DESTRUIÇÃO de mananciais e o desperdiço geraram escassez e estão transformando a água em artigo de forte influência econômica e política. Hoje é perigoso o poder de quem controla rios, lagoas e recursos hídricos do subsolo. Por isso, também, é imprescindível que a água não seja tratada como produto do mercado regulado pela oferta e procura.

A SAÚDE  depende da água. A maioria das doenças do planeta é causada pelas águas impróprias para o consumo humano. A cada ano morrem dois milhões de pessoas por doenças causadas por água contaminada. Milhares de  leitos dos hospitais do mundo estão ocupados por pacientes afetados por enfermidades relacionadas com a água.

NA BATALHA pela água, é necessário mobilizar duas frentes. Os poderes públicos precisam criar e fazer observar leis que protejam a água e o bem comum, em especial em relação aos resíduos tóxicos e às nascentes. Outra parte da obrigação é nossa, é de cada cidadão, de cada habitante da Terra. O muito se faz com o pouco de cada um. Isto significa garantir a vida, a saúde e o próprio futuro da humanidade.


+ Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano

di.vianfs@ig.com.br