quinta-feira, 26 de março de 2015

Justiça garante renovação do Fies após denúncia de alunos na Bahia

Justiça garante renovação do Fies após denúncia de alunos na BahiaA pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), a Justiça Federal determinou, no último dia 18, em caráter liminar, que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realize, no prazo de 30 dias, a reabertura do sistema eletrônico necessário para o aditamento dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para alunos da Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador e Lauro de Freitas/BA. Já a instituição de ensino superior deve apresentar, no prazo de cinco dias, a lista com os nomes dos estudantes que não conseguiram fazer o aditamento devido a falhas no sistema eletrônico do FNDE.
Além disso, a faculdade deve liberar o aditamento desses alunos após a reabertura do sistema pelo FNDE e efetuar imediatamente a matrícula deles, sem realizar cobranças, como taxa de matrícula ou mensalidades de qualquer tipo, até que o processo de aditamento seja concluído. A Justiça determinou, ainda, que a instituição de ensino divulgue a reabertura do prazo de aditamento, de forma clara e ostensiva, em seus meios institucionais de comunicação para que os alunos interessados possam acessar o sistema e confirmar os financiamentos.
Ação civil – Em 6 de fevereiro, o MPF/BA, por meio do procurador da República Edson Abdon, ajuizou uma ação contra o FNDE e a Faculdade Maurício de Nassau, em Salvador e Lauro de Freitas, após mais de 300 alunos não conseguirem efetuar o aditamento de contratos do Fies em razão de inconsistências do sistema eletrônico do FNDE.
Aditamento – O regulamento do Fies exige que se realize semestralmente, por meio de um sistema eletrônico do FNDE, o aditamento dos contratos de financiamento dos estudantes – uma espécie de renovação contratual. Conforme regulamento, compete à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada entidade de ensino vinculada ao Fies dar início aos trâmites para fins de aditamento de contratos, mediante solicitação eletrônica, dentro do prazo fixado pelo FNDE. Após a solicitação, feita pela comissão da unidade de ensino, os alunos acessam o sistema para confirmar os aditamentos.
O prazo para solicitação dos aditamentos pela CPSA encerrou-se em 30 de novembro de 2014, entretanto mais de 300 alunos das unidades da Faculdade Maurício de Nassau em Salvador e Lauro de Freitas não conseguiram confirmar os aditamentos por causa de irregularidades e falhas no sistema eletrônico do FNDE. A instituição de ensino notificou a autarquia, mas os problemas permaneceram e os alunos foram orientados a registrar demandas individuais perante o FNDE.
A autarquia, por sua vez, não reconheceu o erro no sistema e exigiu que os estudantes apresentassem uma imagem da tela do computador (print screen) para comprovar a falha de acesso, porém a exigência só foi feita após o prazo de solicitação do aditamento. Em decorrência da não confirmação dos aditamentos contratuais, a Maurício de Nassau vem exigindo dos estudantes financiados, para fins de efetivação da matrícula, o pagamento do valor correspondente e das mensalidades do semestre anterior.