quinta-feira, 12 de junho de 2014

Queda de cabelo: fique atenta e saiba quando se preocupar com o problema

iG Chic
 
 
Distúrbios hormonais e falta de nutrientes, assim como o uso de químicas, como tintura e alisamento de forma inadequada, podem levar à queda capilar.
Segundo o Dr. Luciano Barsanti, tricologista e diretor do Instituto do Cabelo, o estresse, depressão e anorexia são também grandes responsáveis pela alopecia (calvície) feminina. 
Mas antes de cair na paranoia, veja os passos para detectar um possível problema:

Primeiros sinais
“Excesso de cabelos no ralo do chuveiro, na escova, pia do banheiro, roupa, no banco do carro e no travesseiro é um dos sintomas de perda acentuada de cabelo”, explica o doutor.
Se notar que está perdendo mais cabelo do que de costume é importante ficar atenta. Uma boa avaliação é prestar atenção nos lugares que passa mais tempo e os citados pelo Dr. Luciano.
Quando se preocupar
Além dos sinais apontados pelo doutor Luciano, outros fatores também são avaliados na hora do diagnóstico.
Segundo a dermatologista Ligia Kogos, devemos avaliar dois fatores na hora de procurar ajuda: a perda de muitos fios diários (uma média de 100 fios é considerada normal) e quando o cabelo apresentar falhas ou perda de volume. 
“Os sinais de que se está efetivamente perdendo cabelos, por queda ou quebra, são a diminuição de volume geral ou em determinadas áreas, falhas de cabelo no couro cabeludo, afinamento dos fios e dificuldade em atingir comprimento”.

Quem procurar
"Ao notar os primeiros sintomas, procure um médico tricologista (especialista em cabelo) o mais rápido possível. A calvície pode ser prevenida e até revertida, quando já instalada, se ficar atenta aos sinais de alarme”, ressalta o doutor.

Como diagnosticar
"Atualmente a tricologia dispõe de métodos avançados de diagnósticos como o scanner de couro cabeludo, que amplia até 10 mil vezes a imagem do couro cabeludo e dos fios. Além disso, existe a microscopia eletrônica do bulbo capilar, que mostra com total precisão as alterações que podem estar provocando a queda capilar.