terça-feira, 25 de março de 2014

Melhores do mundo em 2013 equivalem a Pelé em gols marcados em Copas

 
 
Pelé é o quinto maior artilheiro da história das Copas, com 12 gols
Cristiano Ronaldo, Messi, Ribery, Ibrahimovic, Neymar, Iniesta, Robin Van Persie, Robben, Gareth Bale e Pirlo. Pela ordem, os dez foram os que mais receberam votos na última edição da Bola de Ouro da Fifa, prêmio concedido pela entidade ao melhor jogador do ano.
Com exceções ao atacante brasileiro do Barcelona e ao meia galês do Real Madrid, que nunca disputaram uma Copa, os oito restantes somam 12 gols anotados em Mundiais. É o mesmo número alcançado por Pelé, quinto maior artilheiro da história do torneio, em quatro edições.
Embora sejam fundamentais ofensivamente em suas seleções e equipes, esses jogadores não demonstraram até o momento o mesmo faro de gol quando o assunto é Copa.
Artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, e vencedor da Bola de Ouro de 2013, Cristiano Ronaldo fez apenas dois gols nos dois Mundiais que disputou por Portugal.
Jogador que mais marcou na história do clássico Barcelona x Real Madrid (21 vezes), Messi balançou a rede apenas uma vez em Mundiais, em 2006, contra Sérvia e Montenegro.
Nesta temporada, o atacante Ibrahimovic tem 35 gols somando Campeonato Francês e Liga dos Campeões pelo PSG. Porém, com a seleção da Suécia, é um fiasco na Copa: passou em branco nas duas edições que jogou, além de não obter classificação para 2014, no Brasil - Bale também não conseguiu a vaga com País de Gales.
Cristiano Ronaldo, Messi e Ribery, os três mais bem votados na eleição da Fifa, marcaram juntos quatro vezes em Copas - dois do português, um do argentino e outro do francês.
Ao longo da história do torneio, 82 jogadores fizeram mais gols do que o trio, sete deles ainda estão em atividade e podem subir na escala da artilharia - os alemães Klose (14), Thomas Mulller e Podolski (cinco cada), o espanhol Villa (oito), o uruguaio Forlán (seis), o holandês Sneijder e o norte-americano Donovan (cinco cada).
Entre o top 10 da Bola de Ouro da Fifa, o holandês Robben é quem mais tem gols em Copas: três. Mesmo "desfalcados" de Bale e Ibrahimovic no Mundial do Brasil, com início em 12 de junho, o grupo ganha o reforço de Neymar, principal esperança ofensiva da seleção de Luiz Felipe Scolari na busca pelo sexto título mundial, que fará sua estreia no principal evento do futebol mundial.