Good News
|
Campanha este ano traz o slogan “Use seu poder para salvar o planeta”
|
A campanha tem este ano o slogan “Use seu poder para salvar o planeta”. A iniciativa foi criada em 2007 pela Rede WWF. O World Wide Fund for Nature (WWF) é uma organização não governamental internacional que atua na área de conservação, investigação e recuperação ambiental.
Este ano, pela primeira vez, o Brasil participará da iniciativa global Hora do Planeta: Desafio das Cidades, que irá eleger a capital mundial líder em iniciativas que levam ao desenvolvimento da economia de baixo carbono.
São Paulo, o Rio de Janeiro e Belo Horizonte são finalistas desse concurso, que terá dois vencedores. Os nomes serão conhecidos no dia 28 de março, em Vancouver, no Canadá, eleitos por um júri de especialistas e por voto popular. Estão concorrendo 50 cidades de 13 países. Mais cinco cidades brasileiras (Betim, Manaus, Porto Alegre, Fortaleza e Sorocaba) se candidataram, mas não foram selecionadas. O público poderá votar na cidade finalista no site We Loves Cities.
A secretária geral da WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, destacou que a Hora do Planeta, “como maior ato simbólico mundial contra o aquecimento global”, induz à reflexão sobre a postura de todos diante das mudanças climáticas.
“Com o Desafio das Cidades, vamos além da hora, com o objetivo de estimular a criação e disseminação de melhores práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas por meio de planos ambiciosos, inspiradores e factíveis para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, disse ela. No ano passado, 113 municípios brasileiros participaram da Hora do Planeta, totalizando 627 monumentos, prédios históricos e espaços públicos que apagaram as luzes na hora marcada.