sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Paciente em Feira de Santana precisa de cirurgia , mas só consegue vaga para 2015


 

 

Foto Reprodução
Um paciente em Feira de Santana luta na justiça para fazer uma operação na perna. A cirurgia seria para corrigir um primeiro procedimento  que deixou sequelas, mas o paciente, mesmo sem conseguir andar direito,  só encontrou vaga para 2015 em um hospital em Salvador.
Em março de 2005 José Carlos Souza sofreu um acidente de moto, ficou internado no Hospital Clériston  Andrade, mas foi transferido para Salvador onde passou por uma cirurgia na perna esquerda. Hoje, nove anos depois, ele não consegue dobrar a perna.
Segundo José Carlos, ocorreu um erro médico e ele precisa fazer outra cirurgia, mas não consegue vaga. Procurou a secretaria municipal de saúde e só em fevereiro de 2015 terá vaga, no hospital Manoel Vitorino em Salvador.
José Carlos então, entrou na Justiça, procurou a defensoria pública, a ouvidoria, o Ministério Público, mas não conseguiu nada  “ Eu fico indo nos lugares, sem poder fazer nada, os médicos dizem que nada podem fazer, sem pegar pepino de ninguém,  a justiça diz que não pode fazer nada. Desde de 2019 que eu tenho uma ordem judicial que é para o estado e o município  formarem uma junta médica para diagnosticarem o problema e nada saiu do lugar...”
De acordo com a secretaria de saúde a triagem e regulação do paciente foi realizada , mas não podem  interferir na lista de espera dos hospitais. “ Nós encaminhamos os pacientes para os hospitais credenciados e esses hospitais fazem uma triagem  e de acordo com essa coleta, eles analisam urgência e emergência  para realização da cirurgia,  para tanto,  existe uma lista de espera  interna do hospital”, explica Luiz Falcão, diretor de atenção  à saúde de Feira de Santana.
Sobre a acusação de erro médico, o ministério público instaurou um inquérito e enviou um relatório descartando a possibilidade.

(Por Lila Oliveira)
Com informações do G1