sábado, 7 de dezembro de 2013

Estado aumenta nota de negros nos concursos



A população parda e indígenas também terão bônus nas provas para os cargos do governo paulista Diário de S. Paulo


Quem é negro, pardo ou índio  vai ter mais chances de passar nos concursos públicos do Executivo paulista.

Quem garante é o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que assinou, na sexta, um decreto e um projeto de lei criando um sistema de pontuação acrescida, que dará a essas etnias notas mais altas na hora da correção do exame.

Em um exemplo hipotético, o candidato que atende os critérios pré-estabelecidos  e tirou cinco na prova, poderá ter um acréscimo de dois pontos, chegando à classificação mínima necessária para aprovação,  de sete pontos.

Além de preencher os requisitos étnicos, o candidato, para ter direito ao bônus, terá de pertencer a um universo sócio-econômico a ser definido pelo Palácio dos Bandeirantes.

Não serão todos os concursos públicos aptos ao bônus. Os cargos que já têm 35% ou mais das vagas ocupadas por negros e pardos e 0,19% por  índios não entrarão no programa.

“É possível que aberto um concurso nem seja necessária a pontuação acrescida porque aquela categoria de funcionários públicos já conta com mais de 35% de negros ou pardos”, afirmou a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda.

Um exemplo dado por ela  é o de agentes da Fundação Casa, onde mais de 35% dos funcionários são membros das etnias focadas pela ação. No outro extremo, onde negros são minoria,  estão os procuradores do estado. A cada cinco anos, poderá haver mudanças na metodologia dos bônus.   

merecimento/ Alckmin ressaltou não se tratar de um sistema de cotas. “Não haverá um número de vagas pré-fixado. Não há incompatibilidade entre meritocracia e igualdade. Pelo contrário, elas se complementam”, disse o governador.

Pardo, o cientista contábil Julio Fernando de Oliveira, de 28 anos, acredita que as medidas anunciadas são tímidas. Para ele, o sistema de cotas é o ideal. “Negros e pardos têm déficit educacional histórico. Mesmo com acréscimo na nota, muitas vezes esse grupo não está suficientemente preparado