domingo, 6 de outubro de 2013

Nilo leva 15 prefeitos para audiência com o governador Wagner

 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, viabilizou uma audiência de 15 prefeitos de diversas regiões e partidos diferentes com o governador Jaques Wagner na última quinta-feira. Esta foi a segunda vez neste ano que o pedetista organizou uma audiência coletiva entre gestores e o mandatário do Executivo baiano.

O encontro possibilitou que os prefeitos apresentassem as demandas prioritárias de suas municípios. As necessidades se concentram na área de infraestrutura logística e equipamentos públicos como praças e quadras poliesportivas. O governador não definiu prazos para atender às solicitações, contudo, assegurou o empenho do Executivo, ainda que com o orçamento apertado, para realizar as intervenções tão logo seja possível.

“Nós temos consciência das dificuldades orçamentárias – aqui e em todo o país –, mas temos a certeza que o governador Jaques Wagner está sensível aos principais problemas dos municípios baianos e atendará a essas solicitações, disse Nilo, que defende um outro modelo de compartilhamento das receitas do Brasil:Precisamos dar um importante passo e repartir melhor a receita de impostos e taxas, sendo que as últimas não são repartidas com os estados e municípios.

Atualmente a União fica com uma fatia muito grande de tudo que é recolhido, o que gera um desequilíbrio federativo que hipertrofia o governo central em detrimento dos demais entes, pois no atual modelo o Estado fica com uma fatia pequena, sobrando ainda menos para os municípios. O resultado é que os prefeitos não têm as condições mínimas para investir e é na ponta do sistema, nas prefeituras, que se concentram as maiores demandas da nossa população.

Participaram da reunião os prefeitos de Alcobaça, Belmonte, Castro Alves, Catolândia, Fátima, Heliopolis, Mairi, Mucuri, Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Quijingue, Riachão das Neves, Sítio do Quinto, Souto Soares e Ubatã.