quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Movimento 'Outubro Rosa' oferece mamografia gratuita a partir desta quarta-feira (2)

 

 

Movimento 'Outubro Rosa' oferece mamografia gratuita a partir desta quarta-feira (2)

 

 



Foto: Arquivo Correio

'Outubro Rosa' oferece mamografia gratuita

Da Redação 
O governo da Bahia lança, nesta quinta-feira (3), às 9h, na Praça Thomé de Souza, o movimento 'Outubro Rosa', ação internacional para alertar a população para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, tipo de doença que mais mata mulheres.
Em 2013, além de ter a cantora Ana Mametto como madrinha, a ação ganhará, mais uma vez, o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. O Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, será um dos roteiros do programa, que tem como objetivo realizar mamografias gratuitamente. Uma das unidades estará disponível na universidade desta quarta-feira (2) até o dia 12, das 17h às 17h. O lançamento do programa acontece nesta quarta, às 13h, no campus.
Existirão ainda outras três unidades móveis, cada uma com a capacidade de realizar 140 exames por dia. Todas as etapas de prevenção até a cirurgia e o tratamento quimioterápico e radioterápico estão previstas nesta iniciativa. Para receber atendimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades móveis estarão no Conjunto Penal Feminino, no bairro da Mata Escura, na Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, e no Conselho de Defesa dos Direitos Humanos, no Largo da Lapinha, bairro da Liberdade e em várias outras localidades até o final deste mês.
Em 2013 a madrinha da campanha será a cantora Ana Mametto, que contará com o apoio de outros artistas, também presentes no evento. Além disso, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a Secretária de Política para as Mulheres, Ana Lúcia Barbosa, a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e representantes das entidades parceiras também estarão no local.
Voltada para mulheres com mais de 40 anos, a ação é desenvolvida através das secretarias da Saúde, de Polícia para as Mulheres e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Polícia Militar, do Pacto pela Vida e das Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com o Ministério Público Estadual e empresas privadas.