sábado, 27 de julho de 2013

Papa falou da importância da educação contra o consumo de drogas

 
 
O Papa Francisco mostrou-se contra a legalização do consumo de drogas, dizendo que é preciso enfrentar os problemas que estão na base da sua utilização, educando os jovens com os valores da vida comum.
O líder católico fez estas declarações durante a sua visita ao hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, onde inaugurou o novo centro para a recuperação de toxicodependentes, sobretudo dependentes do crack.
"Não é na liberalização do consumo de drogas, como se está a discutir em várias partes da América Latina, que se poderá reduzir a propagação e a influência da dependência química", disse, sublinhando que "é preciso enfrentar os problemas que estão na base do seu uso, promovendo uma maior justiça, educando os jovens nos valores que construam a vida comum, acompanhando os necessitados e dando esperança para o futuro".
Francisco condenou "a praga do narcotráfico", que favorece a violência e que promove a dor e a morte
O Papa referiu que é necessário olhar com os olhos do amor de Cristo e aprender a abraçar aqueles que estão necessitados, para expressar proximidade, afecto e amor.
"Mas abraçar não é suficiente, estendamos a mão a quem se encontra em dificuldade, a quem caiu no abismo da dependência, talvez sem saber como dizer-lhe: podes levantar-te, podes subir, vai custar, mas podes conseguir, se quiseres de verdade", sublinhou.
Francisco lançou uma mensagem de esperança aos jovens toxicodependentes, mas disse que é imprescindível que desejem sair desta situação.
"Encontrarás a mão estendida de quem quer te ajudar, mas ninguém pode subir por ti, entretanto, nunca estas sozinho", disse, assegurando que a Igreja e muitas pessoas estão com eles.
Francisco apelou para um olhar de confiança para o futuro.
"A travessia é longa e cansativa, mas veja mais à frente, há um futuro certo, que se encontra numa perspectiva diferente das propostas ilusórias dos ídolos do mundo, mas que dá um impulso e uma força nova para viver a cada dia", acrescentou.
O Papa foi recebido no hospital, no bairro da Tijuca, pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Orani Tempesta, e recebeu uma estátua de São Francisco, feita pelos toxicodependentes em tratamento.
Ex-toxicodependentes, emocionados, relataram ao Papa a sua luta contra as drogas.
O Papa Francisco, que realiza sua primeira viagem internacional desde que se tornou papa, está no Brasil para a 28.ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, que decorre até ao domingo.
Ontem, em Aparecida, no interior de São Paulo, o Papa celebrou uma missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e abençoou a estátua de Frei Galvão - tornado santo em 2007 - no seminário de Bom Jesus, local onde almoçou com cerca de 60 pessoas do clero e descansou antes de voltar ao Rio de Janeiro.
Ainda em Aparecida, o Papa disse que voltará ao Brasil em 2017, ano em que Santuário Nacional vai comemorar os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba.
Lusa/SOL