terça-feira, 4 de dezembro de 2012

APA Lago de Pedra do Cavalo

 

 

Decreto de criação:

  •  
  •  

Importância da APA Lago de Pedra do Cavalo

Proteger o manancial e assegurar a qualidade da água do Lago de Pedra do Cavalo, que é responsável por boa parte do abastecimento da Região Metropolitana de Salvador e mais a região de Feira de Santana, beneficiando cerca de 4 milhões de habitantes, conciliando seus usos e a ocupação do território da APA, respeitando suas características ambientais.

Localização e área

A APA está localizada no entorno do lago de Pedra do Cavalo, nos municípios de Feira de Santana, Antonio Cardoso, Santo Estevão, Cabeceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, São Félix, Cachoeira, Conceição de Feira e São Gonçalo dos Campos, com 30.156 ha.

Atributos Naturais

A região onde a área da APA está inserida caracteriza-se pela transposição de ambiente úmido mais ao sul, e semi-árido ao norte da APA.
Ao sul do lago, próximo a barragem, entre Cachoeira e Governador Mangabeira, existem ilhas permanentes com formação de vegetais bastante preservadas indicadas para a observação espécies de aves migratórias.

Aspectos Relevantes

A serra de Conceição da Feira, que faz limite com a APA, de onde se tem uma visão privilegiada do Lago, observando deste ponto a confluência dos rios Paraguaçu e Jacuípe. 
Porto Castro Alves, onde uma balsa faz a travessia de veículos para Cabaceiras do Paraguaçu, tendo-se uma visão espetacular do lago, além de navegar pelas águas do Rio Paraguaçu.
Alguns municípios da APA estão na região do recôncavo baiano, região esta que é rica em história e manifestações culturais, como é o caso de Cachoeira, com suas festas tradicionais como a da irmandade da Boa Morte.

Principais Conflitos Ambientais

Lançamento de esgotos domésticos no lago
Invasão de áreas de Preservação Permanente: margens do lago e mata ciliares dos rios tributários.
Depósito de lixo irregular
Desmatamentos e queimadas
Práticas agrícolas na cota de inundação do lago