quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Calendário único da rede estadual prevê início das aulas em abril


 

Os professores da rede pública de ensino da Bahia aceitaram a proposta do governo do estado de um calendário único para o ano letivo de 2013. 
 
De acordo com Rui Oliveira, diretor do sindicato da categoria (APLB), a decisão foi tomada pelos educadores na noite de segunda-feira (26), em reunião na Secretaria da Educação do Estado (SEC).
 
"O ano letivo de 2013 começará no dia 1° de abril. As atividades de 2012 serão encerradas no final de fevereiro", afirmou Oliveira. Para formalizar a aceitação da proposta do governo por parte dos educadores, é necessário que o sindicato envie um documento para a Secretaria da Educação do Estado. O diretor da APLB disse que representantes da categoria preparam o documento que será enviado logo mais à Secretaria.
 
Inicialmente, o calendário proposto pelo governo baiano era que parte das escolas começaria o ano letivo em março de 2013, e as unidades de ensino que ficaram mais tempo paradas este ano, por causa da greve, terminariam as aulas em abril de 2013.
 
Nesta terça-feira, os professores paralisaram as atividades para discutir em assembleia, além do calendário único, a aprovação do projeto de progressão de carreira na segunda-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Segundo o sindicato da categoria, a mobilização abrange unidades de ensino no interior do estado. As aulas serão retomadas em todas as unidades na quarta-feira (28), informou o sindicato.
 
Na reunião desta terça, a categoria decidiu que fará uma nova paralisação, de 24 horas, no dia 13 de dezembro em protesto a aprovação do projeto de promoção por parte dos deputados estaduais. "O protesto é contra o projeto porque não contempla toda a categoria. vamos entrar na Justiça para pedir a inclusão dos aposentados", disse Rui Oliveira.
 
O projeto de lei aprovado na AL-BA prevê a promoção de educadores através de cursos de atualização. Os aposentados, licenciados ou cedidos a outras secretarias não são contemplados.