sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Vida: Procedimentos estéticos na região íntima aumenta entre as mulheres


Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Mulheres buscam técnicas para melhorar aparência da genitália
Seja para corrigir desconfortos, constrangimentos ou uma aparência que não agrada, as mulheres vem buscando técnicas cirúrgicas ou não cirúrgicas para melhorar a aparência da genitália.
Na área da estética, já não são apenas os procedimentos para modificar o tamanho dos seios, secar o abdômen ou rejuvenescer o rosto que vem despertando o interesse das mulheres. Seja para corrigir desconfortos ou constrangimentos devido a problemas físicos ou mesmo uma aparência que não agrada, o fato é que a busca por procedimentos estéticos na genitália vem aumentando entre o público feminino em nível mundial.

Especializada em Estética Genital Feminina, a ginecologista Mary Rosier diz que, há três anos, quando começou a realizar os procedimentos, o interesse era de 10% das pacientes. Hoje, ela estima que 20% já demonstram interesse em alguma técnica, considerado um avanço para uma área ainda pouco explorada.

“Muitas mulheres nunca foram encorajadas a descobrir e cuidar da sua genitália. Mas isso vem mudando, pois não se trata apenas de deixar uma vulva mais bonita. Em muitos casos, o desconforto e o constrangimento são tão grandes que afetam a vida social e sexual dessas mulheres’’, salienta a médica, acrescentando que os procedimentos em estética genital íntima visam a corrigir desarmonias que comprometem não só a beleza como a função da genitália feminina, englobando técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas.

A médica salienta, no entanto, que nem sempre as alterações estéticas interferem no desempenho sexual da mulher e que nem todas que tem interesse em passar pela técnica apresentam problemas psicológicos ou falta de autoestima.

Entre as queixas mais comuns estão a hipertrofia dos pequenos lábios (aumento exagerado que pode ser revelado através das roupas, sendo uma alteração congênita, que pode dificultar a higiene e a relação sexual), alargamento do canal vaginal (pode provocar diminuição do atrito na penetração, dificultando o orgasmo), flacidez de grandes lábios, hiperpigmentação da genitália (escurecimento) e excesso de gordura localizada sobre o púbis.

Entre as técnicas cirúrgicas estão a labioplastia genital (grandes e pequenos lábios), redução de gorduras e aumento de volume no monte púbico, vaginoplastia e correções de cicatrizes e retrações.

Entre as não cirúrgicas, laserterapia, preenchimento, carboxiterapia, peelings, e intradermoterapia. Procedimentos estéticos antes associados a partes do corpo como face ou abdômen e que começam a ser usados para mudar a aparência da região íntima das mulheres, seja para depilação definitiva, rejuvenescimento genital, preenchimento de grandes lábios,  flacidez vulvar, gordura localizada ou clareamento.

Curriculum da especialista – Drª Mary Rosier
Membro da Sociedade Baiana de Medicina Estética, a Dra. Mary Stella Ribeiro Rosier da Silva – CRM 5266 - é graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. É especialista em Ginecologia e Obstetrícia e pós-graduada em Medicina Estética pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques – setor Bahia, com especialização em estética genital feminina.