sábado, 20 de outubro de 2012

Pé de Serra: Articuladores discutem o Projeto 'Educando com a Horta Escolar'


 

 

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Outra reunião acontecerá no próximo dia 30 com todo o grupo
Na manhã desta quinta-feira (18) profissionais da educação e o Secretário de Agricultura, Manoélio Almeida, se reuniram na sede da Secretaria de Agricultura de Pé de Serra para planejar ações visando a implantação do Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia.
O evento, que contou ainda com outros representantes da comunidade pedesserrense, tem como objetivo do projeto promover a educação de crianças, adolescentes e adultos utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Com o Projetoespera-se resultados como a melhoria do rendimento escolar e da saúde dos estudantes; o estímulo à inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino; respeito e valorização à diversidade cultural e às preferências alimentares locais do município.

“Esse projeto dará maior visibilidade e valorização ao meio rural, tirando do imaginário popular essa idéia de que o desenvolvimento só se encontra nos grandes centros urbanos”, lembrou o articulador local do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural, Clécio Geovan.

Segundo a coordenadora pedagógica, Ana Rita Mascarenhas, o projeto em Pé de Serra será articulado com outros programas, como: o Mais Educação (projeto federal) e o Programa de Empreendedorismo do Jovem Rural, uma parceria da prefeitura de Pé de Serra com o MOC, além de aproveitar profissionais e pesquisadores das áreas de gestão ambiental, agroecologia, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, dentre outras áreas.

“Mais de mil cidades enviaram projetos, mas, apenas 300, dentre elas, Pé de Serra, foram contempladas. Iremos iniciar com o projeto piloto em algumas escolas, para depois estendermos à toda rede municipal”, garantiu Ana Rita Mascarenhas, coordenadora pedagógica do município.

A reunião contou ainda com um representante da EBDA, que se comprometeu em ajudar na implantação e sucesso do Projeto em Pé de Serra. Ficou marcada para o próximo dia 30, terça-feira, uma reuniãocom todo o grupo de trabalho envolvido no Projeto.

Ascom- Pé de Serr