terça-feira, 16 de outubro de 2012

Americano diz ser gordo demais para ter pena de morte executada


 

 

  • AP
    O americano Ronald Post, 53, que tenta evitar a execução por injeção letal devido ao seu peso O americano Ronald Post, 53, que tenta evitar a execução por injeção letal devido ao seu peso
Condenado à pena de morte, um americano preso em Ohio, nos EUA, está alegando ser gordo demais para ser submetido a uma injeção letal. As informações são do jornal "New York Post".
Ronald Post, 53, pesa 217 quilos e diz que seu histórico de problemas de saúde vai tornar sua morte "torturante e prolongada". A execução foi marcada para o dia 16 de janeiro de 2013, por um crime cometido há 30 anos.
Em um documento apresentado pelos advogados de Post à justiça, eles dizem que o condenado é tão grande que talvez nem os seguranças consigam segurá-lo.
"Ainda, devido ao seu estado mental e fíciso, há um risco substancial de que uma tentativa de executá-lo resulte em sérias dores para ele, assim como uma execução envolvendo tortura ou uma morte lenta", diz o documento entregue à justiça.
Os advogados de Post, Joseph Wilhelm e Rachel Troutman, disseram ao jornal "New York Post" que o preso tentou perder peso. Em 1996, ele solicitou um medicamento para emagrecer à penitenciária. Segundo os advogados, o médico responsável negou o pedido  de Post para uma cirurgia gástrica alegando que "não era necessária". O pedido foi feito dois anos antes da data da execução ser marcada.
Hoje, Post precisa da ajuda de aparelhos para se locomover e chegou a quebrar uma bicicleta ergométrica na qual se exercitava na penitenciária. Atualmente ele aguarda a execução em uma clínica para detentos. 
Post foi condenado à morte por matar Helen Vantz, em Elyria, em 1983. Ela trabalhava no hotel que Post estava assaltando e foi morta com dois tiros na cabeça.
O filho da vítima, William, riu da alegação de Post em entrevista ao jornal "The Cleveland Plain Dealer". "Não me importo se vão ter que levá-lo guinchado; 30 anos é tempo demais", disse. "Isso é apenas uma desculpa para escapar da execução", completou.
O porta-voz da prisão onde Post cumpre a pena não quis dar declarações sobre o caso