quinta-feira, 18 de outubro de 2012

5 mitos e 5 verdades sobre comidas


Foto: SXC/Creative Commons
As informações são do blog "O Candeeiro Encantado", um dos trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo deste semestre, no Centro Universitário Jorge Amado-Unijorge, e produzido pelas formandas Ágata Fidelis, Fernanda Magalhães, Mayra Lopes e Thamires Assad.
1. Comer manga com leite causa indigestão e faz mal à saúde
MITO! E é mais velho que rascunho de Bíblia – (ok, nem tanto). Essa crença foi passada pelos senhores de engenho, no tempo da carochinha (em que existiam escravos), para que os seus servos não consumissem os devidos produtos das propriedades em que trabalhavam.
2. Água de coco é um santo remédio
MITO! A água de coco é muito indicada, sim, para pessoas desidratadas, mas, assim como tudo, deve ser usada com moderação; principalmente por hipertensos – pela grande concentração de sódio – e por diabéticos – pela quantidade de carboidratos. Portanto, não serve para tudo, como sei que muita mãe diz para filho (experiência própria!).
3. Margarina é mais saudável do que manteiga
MITO! Esse vai virar a cabeça de muita gente: a verdade é que a margarina é, ao contrário do que dizem, menos saudável do que a manteira pois possui gordura trans – que é o tipo de gordura que aumenta o “colesterol ruim” (o LDL) e diminui o “bom” (HDL).
Porém, existem, sim, margarinas sem gorduras trans no mercado e essas específicas podem ser mais saudáveis do que a manteiga.
4. Alimentos integrais, como arroz e pão, têm menos calorias que os normais
MITO! Alimentos integrais são mais saudáveis e costuma deixar a pessoa mais tempo satisfeitas, ou seja, passam mais tempo sem fome, mas isso não quer dizer que eles possuam menos calorias que os alimentos comuns.
De acordo com a especialista em obesidade Rosemary Marlière Létti, esses alimentos são mais ricos em fibras, mas quem está de dieta deve consumí-los com moderação. Exemplo: uma fatia de pão de forma comum possui 74 calorias, e o integral, 100 calorias.
5. Chá de alho cura gripe
MITO!  Nenhum chá cura gripe, mas ele ajuda no tratamento da doença. O chá hidrata a pessoa e, com isso, torna a secreção mais fluida e facilita a expectoração. Tomando chá a pessoa se sente mais confortável.
6. Leite é indicado para desintoxicação
VERDADE! Muitas drogas venenosas são capazes de se ligar às proteínas e a substância é rica no leite. Portanto, a proteína contida no leite retarda a absorção do veneno, mas não o retira do corpo.
2. Maracujá é calmante
VERDADE! A fruta possui substância calmante, mas não é com apenas um suco que a pessoa ficará “zen” – seria necessário ingerir grande quantidade do alimento ou da bebida. Tem gente que até consegue acalmar os nervos com um bom suco de maracujá, mas isso é psicológico.
O açúcar também acalma, pois aumenta a produção de serotonina no cérebro – por isso que, quando estamos nervosos, o recomendado tomar água com açúcar. Mas suco de maracujá com açúcar também pode funcionar, viu? Comigo funciona.
3. Suco de laranja com berinjela emagrece e combate o colesterol
VERDADE! Todos os legumes e frutas, em geral, ajudam a diminuir a absorção de gordura e colesterol dos alimentos, mas eles não devem substituir os remédios se você já os estiver usando! Portanto, se você quiser se livrar do medicamento, a melhor coisa a fazer é procurar uma recomendação médica.
4. Comer banana reduz cãimbra
VERDADE! As cãimbras são causadas por diversos motivos, sendo os mais comuns a falta de cálcio ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.
5. Chocolate vicia
VERDADE! E como! Palavras de uma chocólatra. Pesquisas científicas demonstram que existem mais de 300 substâncias diferentes no chocolate criadas e implantadas para levar o organismo à dependência do produto, como as xantinas (responsáveis pelo surgimento da sensação de bem-estar, relaxamento e ânimo), e os carboidratos e as gorduras (que interferem diretamente na produção de serotonina e endorfina — substâncias que também provocam prazer e alegria).
O problema é que, como tudo o que vicia, quando o “efeito” do chocolate passa, a pessoa fica desanimada e triste. ‘‘Para ficar bem de novo, a pessoa vai comer mais chocolate. É aí que o vício se estabelece’’, explica o presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília e especialista em tratamento de compulsões, Antônio Geraldo