Publicada em 04/09/2012 05:00:22
Foto: Romildo de Jesus
Treino do Vitória
O Vitória faz nesta terça-feira (4/5), às 19h30, contra o Criciúma, sua 22ª partida, ou seja, ficam faltando ainda 16 jogos, equivalentes a 48 pontos a serem disputados, exatamente o número de pontos que tem o rubro-negro baiano na liderança do G-4.
Por tudo isso, matematicamente, não dá para equivaler a partida desta noite, como a decisão do título da 2ª Divisão.
Mas para o rubro-negro baiano um triunfo contra o adversário catarinense, vice-líder, é um passo gigantesco rumo à vaga para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2013, e à conquista do título da 2ª Divisão de 2012.
Com 48 pontos ganhos, vencendo o jogo desta noite no Barradão, o Vitória mantém a liderança isolada da Série B com 51 pontos, seis a mais que o vice-líder, o próprio Criciúma, com a vantagem de disputar nove, dos 16 jogos que faltam, em casa, com o apoio da sua torcida, na Toca do Leão.
Aliás, é o que deve acontecer esta noite em Salvador. Todos os caminhos levam para o Estádio Manoel Barradas, no Complexo da Toca do Leão, no Bairro de Canabrava, porque a torcida do Vitória encara como decisão de título o jogo contra o Criciúma.
Mesmo com o horário ruim, às 19h30, concorrendo com os “tradicionais” e revoltantes engarrafamentos de Salvador, na Avenida Paralela, a torcida garante casa cheia, mais de 30 mil eufóricos rubro-negros para mais uma bonita festa nas arquibancadas do Barradão.
Além da luta pela vaga no G-4 e o título, o Vitória tem uma campanha de 48 pontos ganhos em 21 jogos disputados, com 15 triunfos, três empates e apenas três derrotas. A primeira delas justamente para o Criciúma, por 2 a 1, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.
A partida desta noite é a oportunidade do rubro-negro baiano dar o troco ao adversário catarinense, com um detalhe muito importante: o time de hoje é radicalmente diferente da equipe que perdeu na 3ª Rodada da Série B.
O Vitória leva vantagem no histórico de confrontos com o Criciúma, em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. São sete triunfos do rubro-negro, seis vitórias do Criciúma e seis empates.
Na Série B do ano passado, no jogo do estádio Heriberto Hülse, o Criciúma venceu por 2 a 1, mesmo resultado deste ano. Mas no jogo do Barradão, o Vitória se impôs e bateu os catarinenses por