quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Que Ronaldinho vai enfrentar o Fla? O brilhante ou o apagado?

Flamengo tem reencontro marcado com Ronaldinho Gaúcho para quarta-feira, no Engenhão Foto: Pablo Jacob e Marcos Alves / Agência O Globo
Flamengo tem reencontro marcado com Ronaldinho Gaúcho para quarta-feira, no Engenhão Pablo Jacob e Marcos Alves / Agência O Globo
RIO - Em enquete realizada no site do GLOBO sobre como será o desempenho de Ronaldinho Gaúcho no reencontro com o Flamengo, os 2.194 leitores que participaram ficaram divididos. Para 48%, o meia do Atlético-MG “vai dar show e calar o Engenhão”, com uma atuação marcante, conduzindo o Galo à vitória. Para 47%, será o contrário: Ronaldinho “vai sentir a pressão da torcida do Flamengo, jogar mal e perder” o jogo. Outros 5% acreditam que ele até vai sair vencedor da partida, mas sem ser importante para seu time.
O fato é que o Engenhão deverá estar lotado na noite desta quarta-feira. Os 34.234 ingressos disponíveis para o duelo entre Flamengo e Atlético-MG se esgotaram com um dia de antecedência. E a euforia, ou raiva, que moverá os rubro-negros para o estádio se justifica. Será o primeiro embate contra Ronaldinho Gaúcho desde que o meia deixou o clube carioca por meio de uma medida judicial, em maio, após uma passagem turbulenta pelo clube carioca, com muito mais rusgas do que motivos para felicidade.
Na última vez de Engenhão lotado, Ronaldinho era do Fla
A última vez que os torcedores rubro-negros lotaram o Engenhão em um jogo de Campeonato Brasileiro, Ronaldinho Gaúcho ainda estava lá e recebeu todo o apoio. Aproximadamente 40 mil torcedores viram o Flamengo golear o Cruzeiro por 5 a 1, no dia 6 de novembro de 2011. O meia teve atuação discreta e foi apenas coadjuvante do show de Thiago Neves, hoje no Fluminense, que marcou três vezes.
Desta vez, um cenário bem diferente espera por Ronaldinho. Ele será o principal alvo da torcida rubro-negra, que promete diversos protestos contra o jogador. Após o empate contra o Grêmio no último domingo, em Belo Horizonte, o meia disse que é 'gostoso' disputar partidas como essa. No primeiro turno, justamente contra o tricolor gaúcho, ele passou por situação semelhante. Em um Olímpico lotado de torcedores o hostilizando, o craque não chegou a brilhar, mas venceu o duelo por 1 a 0.
- Vai ser um grande jogo, eles brigando por um objetivo diferente, um jogo de dois opostos. Hoje eu estou feliz no Atlético, o time está bem e o Flamengo, mal. É um duelo de opostos. Eles estão brigando para não entrar na zona de rebaixamento e a gente brigando pelo título. É um grande clássico por conta da forma que saí do Flamengo - admitiu o craque.
O confronto entre as duas equipes em Brasileiros é extremamente equilibrado. São 48 jogos até hoje, com 18 vitórias para cada lado e doze empates. Como mandante, o Flamengo leva ampla vantagem, com treze triunfos e apenas seis derrotas em 24 partidas.
Porém, em 2008, o Atlético-MG conseguiu uma vitória marcante sobre o Flamengo em um cenário parecido com o que vai encontrar nesta quarta-feira. Diante de mais de 77 mil torcedores rubro-negros no Maracanã, o Galo não se intimidou e aplicou 3 a 0, com gols de Castillo, Leandro Almeida, e Renan Oliveira, impedindo que o clube carioca entrasse no G-4 naquele momento.
Nesta quarta o Flamengo entra em campo precisando da vitória para se distanciar da zona de rebaixamento. O clube está em 14º, com 31 pontos, apenas quatro a mais que o Sport, o primeiro time dentro do Z-4. Já o Galo aparece em segundo, 52 pontos, e quer seguir na cola do líder Fluminense, que tem 56