sábado, 1 de setembro de 2012

Estratégias de guru para enfrentar o estresse do mundo


Respirar bem é a chave para eliminar toxinas, melhorar a saúde e ainda ajuda a ter um inabalável sorriso no rosto


Sri Sri Ravi Shankar, guru indiano, fala sobre respiração e estresse.
Foto: Divulgação
Sri Sri Ravi Shankar, guru indiano, fala sobre respiração e estresse. Divulgação
RIO - Desde sexta-feira no Brasil, o líder humanitário indiano Sri Sri Ravi Shankar proferiu palestras sobre o futuro do planeta, transformação pessoal, respiração e liderança. Neste domingo ele estará no Medita Rio, das 15h às 18h, na Cinelândia. O evento é organizado pela Fundação Arte de Viver, presente em 160 países e consultora do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.


O GLOBO - Como a sociedade moderna respira? E como deveria respirar?
Sri Sri Ravi Shankar - Você já observou como um bebê recém-nascido respira? Os recém-nascidos respiram plenamente, há um funcionamento perfeito de todo o mecanismo torácico e abdominal. À medida que nos desenvolvemos física, mental e emocionalmente, nossas experiências (traumas e emoções negativas) interferem em nosso ritmo respiratório natural. Ao longo dos anos, a exposição ao estresse gera alterações permanentes em nosso padrão respiratório, contribuindo para nos afastar do padrão natural, a ponto de um ser humano adulto utilizar, em média, menos de 50% de sua plena capacidade pulmonar. Uma vez que a respiração está diretamente ligada aos estados mentais e emocionais, além de contribuir significativamente para a eliminação de toxinas orgânicas, seu mau aproveitamento reduz em muito nossa capacidade de processar subprodutos físicos e emocionais indesejados. Ao resgatar a importância da respiração como ferramenta de manutenção da saúde e redução do estresse, ganhamos vitalidade, alegria e qualidade de vida.
O estresse é o grande mal da sociedade moderna?
Ravi Shankar - O estresse é a raiz da violência e da intolerância. O ser humano é naturalmente amoroso e compassivo, mas sua verdadeira natureza está encoberta por camadas e camadas de estresse, sobrepostas ao longo da vida. Através da meditação e da respiração podemos voltar ao nosso estado natural. Todo ser humano tem direito a um corpo livre de doenças, a uma mente livre de estresse e a um sorriso inabalável no rosto.
Com o homem cada vez mais conectado em diversas mídias, com informação 24 horas por dia e aumento da carga de trabalho, o senhor acredita ser possível a realização de um mundo sem estresse?
Ravi Shankar - Em todas as épocas da História o ser humano enfrentou desafios sociais, de ordem econômica e ameaças à sobrevivência. Desafios de naturezas diferentes, mas sempre gerando o mesmo impacto: conflitos na mente, emoções negativas, traumas, estresse e violência. O estresse é inerente à natureza humana, estamos todos expostos às solicitações da vida. A questão é como lidar com isso, como entender a natureza da mente, como lidar com nosso lixo emocional. A grande maioria das pessoas não aprende a lidar com as suas próprias emoções negativas, então crescemos sem conhecimentos básicos de como eliminar o estresse de nosso sistema. Mas é possível que haja uma sociedade saudável, na qual as pessoas assumam responsabilidade pelas suas próprias ações e emoções. A transformação é individual, mas todos podem assumir responsabilidade por si próprio e por aqueles à sua volta.
De acordo com a técnica Sudarshan Kriya, para cada sentimento ou emoção, há um ritmo respiratório correspondente. Como devemos praticá-lo de forma a eliminar ou diminuir o estresse?