sábado, 15 de setembro de 2012

Desabafo após uma situação de omissão de socorro

 É um ABSURDO vermos uma tia tão querida falecer dessa maneira sem ter nenhum cuidado. Ver o descaso de um médico IRRESPONSÁVEL, o qual até o momento não nos foi divulgado o nome, será que é para preservá-lo? É um ABSURDO as pessoas da área de saúde do município de Santo Estevão não estarem aptas a fazer nem ao menos os primeiros socorros, e o que a secretária de saúde me justificou é que as enfermeiras técnicas e auxiliares não podem realizar nenhum procedimento sem o aval do médico, ou seja, se você passar mal na rua não conte com os funcionários do hospital porque eles vão ligar obrigatoriamente para o médico antes e perguntar o que tem que fazer, até lá se você morrer é problema seu, lembro que nenhum profissional de saúde pode se negar a atender nenhum paciente, isso é OMISSÃO DE SOCORRO.
Então é o que nós questionamos que tipo de profissional é contratado para cuidar das pessoas? Médicos irresponsáveis, auxiliares completamente despreparados, atendentes que não têm urgência em enviar uma ambulância para salvar uma vida? É isso que nós precisamos e merecemos? NÃO.
Minha tia que nunca disse um não a ninguém quando precisou recebeu um NÃO da Saúde Pública de Santo Estevão. Todos nós merecemos cuidados, respeito, é isso que se busca quando se vai a um hospital e não descaso, humilhação. Os representantes e responsáveis pela saúde do município tem que entender que não se brinca com a vida das pessoas, os profissionais de saúde têm que fazer valer o que juram quando se formam e pagar quando descumprem esse juramento. Quem não é preparado não tem que ocupar o lugar de quem salva, de quem cuida. A gestão tem que se preocupar e se responsabilizar SIM pelas atitudes das pessoas as quais ela contrata. Pelo que tenho conhecimento não é a primeira vez que isso acontece, mas é a primeira vez que se torna pública essa situação irresponsável e indigna da incompetente Saúde Pública de Santo Estevão. O que adianta embelezar a casca se o fruto está podre?
Nós não queremos o pagamento do velório como compensação, graças a Deus não precisamos disso, o que deveria ter sido feito por minha tia não foi e dinheiro nenhum paga isso, dinheiro nenhum nos fará parar de buscar por JUSTIÇA. Isso não trará nossa tia de volta, mas pode evitar que qualquer um de vocês passe pelo que estamos passando nesse momento.
O que queremos é uma atitude drástica, pública e clara dos responsáveis pela Saúde Santo Estevão, secretária, prefeito, seja lá quem for. Abrir sindicância para apurar fatos tão claros, reais e com tantas testemunhas, sem exonerar imediatamente esse médico irresponsável, sem punir atendente, auxiliares e sem se encaminhar para uma verdadeira reforma disso que se chama hospital é um ABSURDO e é INADMISSÍVEL! Vão esperar mais quantos morrerem para tomar uma medida que se espera de uma administração que se preocupa com a vida de seus cidadãos e cidadãs?
Quando fui cobrar ações sérias e rápidas fui expulsa da Prefeitura, ou melhor, fui convidada a me retirar. Que tipo de representantes do povoe esse que não têm solidariedade, que não escuta, que não atende e que não assiste seu povo? Acredito que não era hora de ser expulsa e sim acolhida e suportada. O que vocês pensariam se em um momento de dor ao invés de conforto e busca de soluções vocês fossem expulsos por um representante legal do governo? Acredito que o prefeito deve escolher melhor os seus representantes e não colocar pessoas despreparadas que não sabe lidar com gente.
Queremos e exigimos medidas sérias do governo Municipal de Santo Estevão! Até quando o povo vai pagar com a vida esse descaso?
 
Fonte: Facebook