quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bahia lidera ranking de eleitores fichas sujas

 

 

Estado tem 2.082 presos com direito a voto, a maior quantidade do país
Diminuir letra 
 
Reprodução

Foto: Reprodução



 
Eles foram retirados do convívio social depois de acusados de cometer crimes. Mas, enquanto aguardam a decisão da Justiça, vão poder votar em outubro. Ao todo, 2.082 presos provisórios da Bahia requisitaram o direito de ir às urnas para eleger seus governantes, fazendo do estado o campeão de eleitores fichas sujas em todo o país.
 
No ranking brasileiro de presos com direito a voto, a Bahia está na frente de estados mais populosos, como Minas Gerais (1.997) e São Paulo (1.068), respectivamente,  segundo e terceiro lugares. A lista dos cinco estados com a maior quantidade de eleitores fichas sujas tem ainda Pernambuco (646) e Amazonas (587), segundo levantamento feito junto à  Justiça Eleitoral.
 
Para completar, o número de presos que irão votar na Bahia cresceu 28% em comparação com a eleição de 2010. O movimento é exatamente  o inverso do registrado em todo o país, onde o total caiu 28% –  serão 14.470 este ano, contra os 20.099 de dois anos atrás.
 
Apesar de a Bahia possuir o maior número de detentos eleitores no país, a quantidade poderia ser bem maior. Segundo a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), cerca de 4 mil presos provisórios no estado, mas apenas a metade optou por votar.