Durante a inauguração do equipamento, realizada na manhã desta quarta-feira (29), o secretário Osvaldo Barreto ainda falou sobre a reposição das aulas da rede estadual, sobre os resultados do Ideb na Bahia e ainda sobre a situação dos colégios Gastão Guimarães e ECASSA.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
O SAC Educação é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as secretarias da Educação e Administração, e vai atender aos 27 municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação de Feira que Santana (Direc 2).
No espaço, os servidores da educação vão poder obter informações, dar entrada e acompanhar processos funcionais, como aposentadoria, abono permanência, adicional por tempo de serviço e licenças gestante e prêmio, entre outros.
“Esses serviços antes eram realizados na Direc 2, e agora estão sendo transferidos para o SAC Educação que está mais preparado para atender a demanda dos professores. Esse equipamento visa o bem estar e o conforto do professor. Em Salvador trabalhamos com seis estações de trabalho e aqui vamos começar com três, mas com a expectativa de aumentar juntamente com a demanda”, afirmou o secretário de Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.
Durante a inauguração do equipamento, realizada na manhã desta quarta-feira (29), o secretário Osvaldo Barreto ainda falou sobre a reposição das aulas da rede estadual, sobre os resultados do Ideb na Bahia e ainda sobre a situação dos colégios Gastão Guimarães e ECASSA.
Reposição das aulas
O secretário de Educação do Estado, afirmou que a reposição das aulas da rede estadual está dentro do planejado. Ele explicou que cada instituição de ensino tem seu próprio calendário e que existe um projeto de monitoramento dos colégios.
“O calendário escolar foi elaborado pelas escolas e está sendo seguido. Cada escola tem uma realidade diferenciada, temos o controle disso e cada uma está seguindo seu próprio calendário, a partir dos dias que ficou sem aula. Estamos trabalhando para que o calendário seja cumprido”, disse.
Resultado do Ideb na Bahia
O secretário Osvaldo Barreto avaliou positivamente o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De acordo com ele, a Bahia teve um crescimento específico na primeira fase do ensino fundamental.
“A Bahia continua cumprindo metas. Isso reflete um trabalho feito pelos municípios no sentido de melhorar a educação. No ensino médio tivemos uma queda de um ponto, mas estamos dentro da média do MEC (Ministério da Educação)”, afirmou.
Ecassa
Sobre o impasse acerca da Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio (ECASSA), que desde o fim do ano passado teria que mudar de local, devido ao fim do convênio com a Fundação Santo Antônio, proprietária do prédio, o secretário afirmou que terá uma solução até o fim deste ano. “Eu não posso falar nada ainda, mas vamos ter uma solução”, frisou.
Gastão Guimarães
Em relação à desativação de um prédio anexo do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Osvaldo Barreto, esclareceu que não há desativação e sim um projeto de reordenamento do espaço físico.