Leandro Souza Santos, 28 anos, foi agredido com barras de ferro da estrutura das camas que ficam nas celas. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital
Um detento foi morto por três colegas de cela dentro da carceragem da Delegacia Territorial de Eunápolis, que fica a 671 quilômetros de Salvador, no final da manhã desta terça-feira (31). Segundo informações do delegado titular Eridelson Bastos, o detento Leandro Souza Santos, 28 anos, foi morto com oito perfurações pelo corpo.
Leandro chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo a polícia, um dos golpes perfurou o pulmão do detento, agravando seu estado de saúde.
O crime aconteceu por volta das 11h30, durante o banho de sol, quando três detentos planejaram matar Leandro e o amigo dele Pablo Henrique Jesus das Virgens, que também estava na carceragem. Segundo o delegado Eridelson, Leonildo de Jesus Cruz, conhecido como Nildão, Rubens Lourenço, o Zoião, e Cláudio Jean aproveitaram a saída da cela para realizar o ataque.
Os acusados usaram barras de ferro retiradas das camas de concreto que ficam nas celas para agredir Leandro. Segundo a polícia, Pablo não foi alvo da agressão porque estava em outra ala da carceragem. Segundo o delegado, nenhum dos agentes carcereiros percebeu ou ficou sabendo da intenção dos detentos.
Motivo
De acordo com a polícia, o que motivou o crime foi uma vingança. Na semana passada uma fuga do grupo foi frustrada após um agente perceber a movimentação dos detentos. Leonildo, Rubens e Cláudio, mentores da fuga, desconfiaram que Leandro de Pablo teriam informado à polícia sobre a fuga e resolveram matar os dois para se vingar.
Os acusados negaram a participação no crime, mas foram autuados em flagrante, já que foram vistos por um agente penitenciário, outros detentos e Pablo - que avistou a morte do amigo da ala ao lado. Leandro, que estava vivo quando foi socorrido, teria dito aos policiais o nome dos dententos que o agrediu.
Ainda segundo o delegado, os três detentos estão presos em uma cela separada e também vão responder à justiça por homicídio doloso e qualificado.
Salvador
Outro detento foi morto a pedradas pelo colega de cela por volta das 2h desta quarta-feira (1º) no Presídio Salvador, na Mata Escura. Marcos Vinicíus da Silva Ferreira, 40 anos, foi atingido na cabeça por pedradas durante uma discussão com o colega de cela, o interno Carlos Alberto Santos, de 23 anos.
Na segunda-feira (30) mais um detendo da Penitenciária Lemos Brito foi morto a facadas por um colega de cela, de acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciaria e Ressocialização da Bahia (Seap). Segundo a assessoria do órgão, Reginaldo Souza dos Santos, de 46 anos, foi assassinado por Alex dos Santos Silva, de 26 anos.