quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mesmo com greve, retorno das aulas para 3° ano está definida em Salvador


-

Aulas ocorrem em 19 escolas para cerca de 22 mil alunos em Salvador.

Tatiana Maria Dourado Do G1 BA
Comente agora
Em Salvador, os alunos do 3° ano do ensino médio retomam as aulas na segunda-feira (25), na tentativa do governo de reverter o atraso de mais de 70 dias no ano letivo, período em que se estende a greve dos professores estaduais, que continua por tempo indeterminado. A medida foi anunciada pelo secretário de Educação, Osvaldo Barreto, na manhã desta quarta-feira (20), e faz parte de um plano emergencial montado pela pasta para reforçar a formação educacional e garantir a participação dos cerca de 22 mil jovens no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
Para isso, as atividades serão ministradas por 545 professores que atuam em estágio probatório, regime obrigatório de “avaliação”, que dura dois anos, 706 contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), além de profissionais que não aderiram ou que encerraram a participação no movimento. As aulas acontecem em 19 escolas-polo, distribuídas em regiões distintas da cidade. A definição das unidades teve como critérios localização e estrutura.  As aulas ocorrem nos três turnos - manhã, tarde e noite - e, em média, as turmas não devem extrapolar a quantidade de 40 estudantes.
“Não há alteração na composição de cada turma. Todos os colegas estarão juntos. Os polos irão receber turmas do 3° ano de diversas escolas do mesmo bairro. É uma ação complexa, a Secretaria se preparou, estamos prontos para executá-la e temos certeza do êxito”, diz o secretário. Dentre os bairros contemplados estão Brotas, Cabula, Vitória, Nazaré, Liberdade, Costa Azul, Rio Vermelho, Itapuã, Mussurunga, Tancredo Neves, Cajazeiras, Castelo Branco, Cidade Baixa, Pau da Lima, São Caetano/São Martins, São Caetano