quarta-feira, 20 de junho de 2012

) Esquema para 3º ano prevê aula regular e preparação para Enem


Cerca de 22 mil alunos do 3º ano do ensino médio vão voltar as salas de aula a partir da próxima segunda-feira (25), de acordo com esquema montado pela Secretaria de Educação do Estado. As atividades vão acontecer em 19 escolas de Salvador. O objetivo é juntar turmas de 3º ano de escolas menores em unidades polos.

O secretário de educação, Oswaldo Barreto, disse, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (20), que apesar de concentrados em uma única escola, as turmas não serão misturadas e serão preservados turnos e horário regular de aula.

De acordo com a coletiva, será avaliada o nível de aprendizagem de cada turma e os assuntos com maior dificuldades serão revistos, além disso os docentes irão abordar os conteúdos prioritários de cada unidade didática.
Além das aulas do ano letivo convencional, os estudantes terão 384 aulões presenciais para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O projeto será comandado pelo professor Jorge Portugal e docentes especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento. As aulas vão acontecer em 13 bairros de Salvador e 11 municípios baianos, sendo que a primeira está marcada para a próxima quarta-feira (27) na Escola Parque.

Nessas aulas serão abordados 32 temas relacionados as áreas de matemática, linguagem, ciências da natureza e ciências humanas. A TVE também vai exibir 16 aulões do Enem para reforçar a preparação dos estudantes, além de passar 175 edições do projeto "É bom saber", que também é comandado por Jorge Portugal e discute temas do Enem e vestibulares.

Demais alunos - O secretário disse que só pode definir a reposição das aulas para os estudantes das outras séries do ensino fundamental e médio após o término da greve, que já dura 71 dias.

De acordo com ele, o governo não tem outra proposta para a categoria, além da oferta de conceder aos professores licenciados, em novembro de 2012, promoção por meio de curso, com ganho real de 7%. Em abril de 2013, nova promoção, também com ganho real de 7%, para os licenciados.

Os docentes querem o pagamento de 22,22%, dividido em parcelas quitadas ainda este ano.

O secretário disse que vai manter o corte do ponto enquanto a categoria não retornar às salas de aulas.

Docentes - As aulas serão ministradas por professores em estágio probatório e em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e concursados que foram convocados nesta quarta. De acordo com o secretário, o comparecimento a convocação é obrigatória, já que o chamado foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Apesar disso, ele garante que quem não se apresentar não vai sofrer punição. O secretário disse que nesta terça, quando os professores em estágio probatório e Reda começaram a se apresentar, dos 475 convocados, apenas 15 não compareceram ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde eles se apresentam.