sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aprenda a preparar bolo de tapioca com laranja e cobertura de quindim


Prato usa ingredientes típicos do festejo junino. Cozinheiro Jô da Bahia ensina a receita.
22/06/2012 10:42

Reprodução/G1

Foto: Reprodução/G1


Acorda Cidade
 
Um dos pontos fortes das festas juninas é a degustação dos pratos típicos. Entre os quitutes juninos, os bolos merecem destaque. Por isso, o G1 foi até o bairro de São Caetano, em Salvador, para aprender um receita fácil e muito saborosa: o bolo de tapioca com laranja e cobertura de quindim. Quem ensina a unir essas duas delícias é o cozinheiro da Bahia.
 
Ingredientes do quindim
 
- 8 gemas
- 1 xícara de coco ralado
- 200 ml de leite de coco
- 1 xícara de açúcar
 
Ingredientes do bolo
 
- 250 gramas de manteiga
- 2 xícaras de açúcar
- 4 ovos (separar as gemas das claras)
- 2 xícaras de farinha de tapioca
- 1 xícara de farinha de trigo especial
- 1 xícara de suco de laranja
- 1 colher de sopa de fermento em
 
Modo de preparo
 
O primeiro passo é preparar o quindim. Misture as oito gemas, o coco ralado, o leite de coco e o açúcar em um recipiente e deixe descansar por mais ou menos uma hora.
 
Agora é hora de começar a preparar a massa do bolo. Com uma batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga, até formar um creme bem uniforme. Em seguida, misture os outros ingredientes, mexa bem e, por fim, junte à massa as claras em neve.
 
preparada a massa do bolo e o quindim, é hora de juntar os dois numa forma redonda, de preferência uma que seja vazada no centro. Primeiro coloque o quindim e depois a massa do bolo. Leve a forma em banho-maria ao forno a 180°C por aproximadamente meia hora. Na hora de colocar em banho-maria, ensina um truque: colocar rodelas de limão junto com a água para não escurecer a forma. (G1)