sábado, 31 de março de 2012

Agências investem em pacotes de turismo religioso internacional para idosos



Gildo Lima / AG. A TARDE
A médica Eleonora Valente (centro) já viajou sete vezes para Israel
A médica Eleonora Valente (centro) já viajou sete vezes para Israel
Com tempo de sobra para descansar e conhecer novos lugares, o público da terceira idade não perde tempo para arrumar as malas e apreciar diferentes culturas, principalmente quando a oferta inclui viagens internacionais com roteiros religiosos.
O aumento da expectativa de vida da população também contribuiu para o crescimento da oferta de pacotes turísticos para quem já tem acima de 60 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tempo de vida da população aumenta de três a quatro meses a cada ano.
Com atendimento privilegiado nas agências de viagens, os destinos escolhidos são variados, mas a preferência desse público específico é conhecer santuários e fazer peregrinações.
“Eles fazem até trilhas em Machu Picchu (a cidade perdida dos Incas, no Peru), mas os destinos mais procurados são sem dúvida os roteiros religiosos”, conta o gerente de operações da Lobotur Viagens e Turismo, Cláudio Lemos.
Elaborar um roteiro especial para atender às necessidades desse público é essencial para as agências. “Deve ser um trajeto menos cansativo, com hotéis que ofereçam infraestrutura adequada, elevadores e fácil acesso, além de guias especializados”, explica Lemos.