sexta-feira, 29 de julho de 2011

Luiza Maia quer desconto do pedágio no IPVA

Como já externou diversas vezes que é contra os pedágios, a deputada Luiza Maia (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa para que o valor pago nas praças seja descontado do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). De acordo com a justificativa do PL, ela considera a cobrança uma bitributação e o desconto deveria ser de 30% para pessoa física e 10% para pessoa jurídica, mediante apresentação dos comprovantes emitidos pelas empresas.

Ela deve ter tido esta idéia após o governador declarar que o Estado não tem condições de recuperar as estradas, por isso vai pedagiá-las. Só que a população paga diversos impostos para este fim, a exemplo do próprio IPVA. Manter as vias em perfeitas condições de uso é obrigação do governo estadual.

Nesta quarta-feira (13), foi aprovada pela Mesa Diretora da AL a implantação do sistema de carta-horário, em que o motorista paga o pedágio uma vez e fica isento de nova cobrança da tarifa se não ultrapassar o intervalo de 10 horas. Este foi mais um projeto da deputada e agora segue para a avaliação de Jaques Wagner.

A partir de sábado, quando começa a cobrança Salvador e Região Metropolitana vão se transformar em uma verdadeira ilha, só que cercada de praças de pedágio: um na Estrada do Coco (BA-099), outra na Via Parafuso (BA-535), mais um em Simões Filho (BA-093) e outro no Canal de Tráfego (BA-524).
 
Fonte: Bocão News