terça-feira, 26 de julho de 2011

Comemoração do Jubileu da Arquidiocese começa hoje

                    A expectativa para celebrar o Jubileu da Arquidiocese de Feira de Santana tem mobilizado vários fiéis, dentre eles leigos, leigas, padres, religiosas e seminaristas. De acordo com o padre Pedro Júnior, presidente da comissão do jubileu, a abertura do Jubileu fará o diferencial na festa de Senhora Santana deste ano. “Na missa solene, como acontece todos os anos, o arcebispo Dom Itamar Vian irá decretar oficialmente a abertura do ano jubilar, isso em ato cívico também”,contou Pedro Júnior.
Ainda de acordo com o padre presidente da comissão, outro diferencial para a festa de Senhora Santana deste ano é a participação dos padroeiros de cada paróquia da Arquidiocese. “Na parte da tarde, a participação de todas as paróquias com os seus respectivos padroeiros também será mais uma novidade para este ano”, adiantou.
Segundo o padre Pedro, a festa de Santana deste ano irá acontecer normalmente. “A festa de Santana em si mesma já é grandiosa, isso é retratado com a participação do povo”, ressaltou.
Para preparar a festa do jubileu, o presidente da comissão contou que os documentos da igreja, o livro de tombo da Catedral e o fato histórico de que a Arquidiocese foi criada pelo Papa João XXIII, hoje Bem Aventurado, foram elementos fundamentais. “Nos referidos documentos, encontramos que a nossa Arquidiocese foi criada em Julho de 1962, onde tivemos acesso a uma Bula Pontifícia que faz o ato de criação, desmembrando parte do território de Salvador, para então institui a então Diocese de Feira de Santana, que hoje é Arquidiocese”, explicou padre Pedro.
Além dos documentos, a comissão também recorreu a pessoas que viveram no período em que João XXIII instituiu a diocese. “Dentre as fontes de informações para a preparação do Jubileu, nós recorremos também ao Dom Silvério, bispo emérito da nossa Arquidiocese, uma vez que ele também será um dos homenageados durante a missa do jubilei, ao fato de que tivemos uma feliz conhecidência dentro do ano pelo fato de que ele estará completando setenta anos de vida sacerdotal”, disse padre Pedro.
De acordo com o padre Pedro Júnior, uma das atividades que merece destaque para a abertura deste ano jubilar é a visita de Senhora Santana á todas as paróquias. “Santana sairá no mês de agosto em visita as igrejas e capelas da nossa Arquidiocese e só retornará em julho de 2012, abrindo assim os festejos”, disse,acrescentando, “a última visita da nossa padroeira será na paróquia mais velha de Feira, que se trata da São José das Itapororocas, situada no distrito de Maria Quitéria”, disse.
Dentre as novidades do ano jubilar, o padre Pedro Júnior informou a essa reportagem que a Arquidiocese está em fase de conclusão de uma nova paróquia para a igreja de Feira. “Para o roteiro da visita de Senhora Santana, também está incluso a paróquia de Santana Clara, situada no bairro Panorama, que será um dos últimos lugares da visita de nossa padroeira”, contou.
Segundo o organizador da festa, preparar o jubileu é algo muito trabalhoso, mas ainda segundo ele, o que torna leve e suaviza o trabalho é fazer com amor “O trabalho tem, mais estamos fazendo com alegria e dedicação e quanto aos desafios, eles são presentes, mas isso se deve ao fato de ser uma festa de grande porte, mas para acontecer estamos contando com a ajuda de pessoas queridas e que estão querendo trabalhar por amor a igreja”, comentou.


Clécia Rocha
Jornalista em Formação